Document details

Supervisão pedagógica na animação socioeducativa no jardim de infância : promoção do "espaço relacional"

Author(s): Cavaleiro, Maria da Graça Rodrigues da Silva

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1401

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Supervisão colaborativa; Educação pré-escolar; Animação socioeducativa; Socialização; Expressões artísticas; Collaborative supervision; Preschool education; Social-educational animation; Socialization; Artistic expressions


Description

O estudo que se apresenta desenvolveu-se no âmbito da Supervisão Pedagógica no contexto da Animação Socioeducativa num Jardim de Infância pertencente ao concelho de Viana do Castelo. Pretendeu-se neste estudo articular a componente lectiva do Jardim de Infância com a Animação Socioeducativa, associando questões de organização e planificação conjunta. Para o efeito foram definidas três questões de investigação: (1) Será possível, no exercício da Supervisão Pedagógica, promover práticas de colaboração com o Animador, com vista à dinamização de novas estratégias de Animação Socioeducativa? (2) Qual o efeito das práticas colaborativas entre supervisor e Animador, na promoção de um “espaço relacional” positivo na Animação Socioeducativa? (3) Há evidências da influência, das novas estratégias de Animação, na alteração das relações interpessoais das crianças? Procurou-se assim encontrar estratégias integradoras para a participação das crianças num período de educação não formal, valorizando aspectos favoráveis à sua socialização, interacção com os seus pares e adultos envolvidos e motivação para a realização das actividades. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, recorrendo-se para isso a um design de estudo de caso. Foram desenvolvidas, de forma colaborativa entre animadoras e supervisora (investigadora), novas dinâmicas na animação socioeducativa, proporcionando às crianças uma participação mais lúdica e manipulativa ligada às expressões artísticas. No estudo participaram três animadoras e dezassete crianças. Valorizou-se a observação das suas interacções no próprio contexto, recorrendo a diferentes instrumentos de recolha de dados. Foi dada especial atenção às interacções entre pares e acedeu-se às perspectivas das crianças e das animadoras. Concluiu-se no estudo que o trabalho colaborativo entre animador e supervisor é determinante para a qualidade das estratégias em animação socioeducativa, definindo-se as prioridades da criança e atingindo-se graus elevados de motivação e participação enquanto brinca e se envolve em novas experiências.

The presented study has been developed within the pedagogical supervision in the context of the social-educational animation in a kindergarten, in Viana do Castelo. This study aims at articulating the kindergarten’s timetabled teaching time with the social-educational animation, bringing together organization and group planning issues. To this end, three investigation issues have been previously defined: (1) Is it possible, during the pedagogical supervision activities, to promote collaborative practices with the animator in order to foster new social-educational strategies? (2) What impact will the collaborative work between supervisor and animator have in promoting a positive “relationship environment” in the social-educational animation? (3) Is there any significant evidence that the new strategies of animation have altered children’s social relationships? Bearing this in mind, finding strategies that may lead children to participate in a non formal educational period has been a concern as well as enhancing everything that favours their socialization, adult and peer interaction, and motivation towards the educational activities. A qualitative method has been chosen, making use, for that purpose, of a case study design. New dynamics in social-educational animation have been developed, in a collaborative way, between animators and supervisor, providing the children with a more entertaining and arts related participation. Three animators and seventeen children have participated in this study. Using different data acquisition tools, the observation of children’s interaction in this type of environment has been enhanced. Special attention was given to peer interaction and there was access to the children and animators’ perspectives. In conclusion, this study reveals that the collaborative work between animator and supervisor is essential for the quality of the strategies developed in social-educational animation, being children’s priorities defined and high levels of motivation and participation achieved, while they play and embrace new experiences.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents