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Constituição e diversidade dos seres vivos : uma proposta didáctica para o 5º ano de escolaridade

Author(s): Martins, Alfredo José Fernandes

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1405

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Ensino das ciências; Biodiversidade; Microrganismo; Célula; 5.º Ano de escolaridade; Science education; Biodiversity; Microorganism; Cell; 5th Grade


Description

A necessidade de desenvolver a literacia científica dos cidadãos segundo um enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), coloca um desafio ao sistema educativo, a cada escola e a cada docente. Como ir ao encontro dos interesses pessoais dos alunos estabelecendo a ligação com problemáticas sociais e culturais do quotidiano utilizando metodologias motivadoras? Os modelos tradicionais de ensino das ciências não têm conseguido responder cabalmente à questão. Assim, torna-se necessário recorrer a perspetivas inovadoras que visem desenvolver nos alunos as competências necessárias para construírem o seu próprio saber e serem capazes de intervir de forma crítica na sociedade onde se inserem. O Ensino por Pesquisa (EPP) é uma perspetiva de ensino centrada no aluno que tem em conta estes princípios, e pode ser potenciada pelo recurso às tecnologias de informação e comunicação (TIC) e ao trabalho laboratorial. Sendo os microrganismos omnipresentes no nosso quotidiano, as referências a conteúdos específicos de microbiologia vocacionados para o ensino são extremamente reduzidas ou virtualmente inexistentes para o ensino básico. Tendo em mente essas premissas, o presente estudo teve como objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma proposta didática para 5.º ano da escolaridade, desenvolvida numa perspetiva EPP e em que os microrganismos, as TIC e o trabalho laboratorial assumem especial relevância. Os resultados obtidos confirmam o que está descrito na literatura sobre as conceções dos alunos relativamente aos conceitos de microrganismo, ser vivo e biodiversidade. As atividades desenvolvidas foram eficazes, pois motivaram os alunos e permitiram a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e atitudes preconizadas pelo Currículo Nacional do Ensino Básico para este ano de escolaridade.

The need to develop scientific literacy of citizens in a STSE (Science, Technology, Society and Environment) approach, poses a challenge to the education system, to every school and teacher. How to motivate and meet the students’ personal interests and linking up with social and cultural problems of everyday life? Traditional models of science education have failed to fully address the issue. Thus, it becomes necessary to appeal to innovative approaches aimed at developing students’ skills necessary to build their own knowledge and become critical and interventional citizens. The perspective of science education to be adopted is student-centered and takes into account those principles, and can be enhanced by the use of information and communication technologies (ICT) and laboratory work. Despite microorganisms’ ubiquity, references to specific content aimed at teaching microbiology are extremely low or virtually nonexistent for basic education. Being so, the present study aimed to develop, implement and evaluate a didactic proposal for the 5th grade where microorganisms, ICT and laboratory work assumes particular relevance. The results confirm what is described in the literature on students' conceptions regarding microorganisms, living beings and biodiversity. The activities motivate the students, enabled the learning of the concepts and the development of skills and attitudes advocated by the National Curriculum for Basic Education for this age.

Dissertação de Mestrado em Didáctica da Matemática e das Ciências apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Neves, Maria Luísa Vieira das
Contributor(s) Martins, Alfredo José Fernandes
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