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Autoavaliação : perceções e práticas de professores e alunos do 1º CEB

Author(s): Lima, Dora Sofia Ferreira

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1416

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Autoavaliação no 1º CEB; Práticas colaborativas; Regulação de aprendizagens; Supervisão; Self-assessment in the 1st cycle of basic education; Collaborative practices; Regulation of learning; Supervision


Description

O presente estudo centra‐se, fundamentalmente, na identificação de perceções e práticas de um grupo de professores e de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) em relação à avaliação, com enfoque na autoavaliação, no contexto de um agrupamento de escolas. Centra-se, ainda, na análise sobre o modo como a supervisão pedagógica e o trabalho colaborativo, entre pares, podem desempenhar um papel fundamental na articulação curricular, com vista ao desenvolvimento de competências essenciais de práticas de autoavaliação em todos os alunos. Trata-se de um estudo empírico com desenho de estudo de caso de cariz qualitativo. À luz de um paradigma interpretativo, privilegiam-se as linhas orientadoras de um método qualitativo de investigação. Por consequência, para melhor compreender e interpretar significados de interações em situações particulares e a sua evolução, procedeu-se a uma abordagem metodológica diversificada, mas complementar, imersa no mundo empírico. Enquanto estudo empírico, fundamenta-se na imersão subjetiva do investigador numa realidade escolar, efémera mas significativa, num contexto circunscrito a duas escolas do 1.º CEB do concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, no decorrer do ano letivo de 2011/2012. Os resultados obtidos através da análise dos inquéritos por questionário aos professores e alunos, inquéritos por entrevista aos professores envolvidos no estudo, análise do instrumento de autoavaliação do agrupamento e análise do instrumento de autoavaliação reformulado no âmbito da intervenção, bem como dos registos de avaliação sumativa dos alunos, permitem concluir que a prática continuada da autoavaliação das aprendizagens se apresenta como um meio de promoção da regulação das aprendizagens, da reflexão e da emancipação dos alunos e, ao mesmo tempo, como facilitadora da promoção do trabalho colaborativo entre professores, no qual o supervisor tem um papel fundamental, perspetivando a qualidade da escola e a melhoria das aprendizagens dos alunos.

This study focuses primarily on the identification of perceptions and practices of a group of teachers and students of the 1st cycle of basic education in relation to the assessment, with a focus on self-assessment in the context of a group of schools. It focuses also on the analysis of how the pedagogical supervision and collaborative work among peers can play a key role in the joint curriculum for the development of core competencies of self-assessment practices in all students. This is an empirical study and a case study of a qualitative nature. In light of an interpretive paradigm, the focus is the guidelines of a qualitative research method. Consequently, to better understand and interpret the meanings of interactions in particular situations and developments, we proceeded to a methodological approach diverse but complementary immersed in the empirical world. While an empirical study, it is based on the researcher's subjective immersion school reality, ephemeral but significant in a context limited to two schools of the 1st cycle of basic education in the municipality of Ponte de Lima, district of Viana do Castelo, in the course of the school year 2011/2012. The results obtained through the analysis of questionnaire surveys to teachers and students, surveys interview to the teachers involved in the study, analysis of the self-assessment tool of the school grouping and analysis of the self-assessment instrument reformulated in the study as well as students summative assessment records, allow to conclude that the continued practice of self-assessment of learning is presented as a means of promoting the regulation of learning, reflection and empowerment of students and at the same time as facilitating the promotion of collaborative work between teachers, in which the supervisor has a key role, towards school quality and improvement of student learning.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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