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O recreio escolar e a actividade lúdico-motora : um estudo de intervenção no contexto pré-escolar

Author(s): Pontes, Susana Gomes

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1447

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Recreio escolar; Comportamento lúdico-motor; Criança pré-escolar; Recess; Motor behaviour; Preschool children


Description

No âmbito da nossa prática profissional emergiu um projecto de intervenção que objectivou o enriquecimento lúdico-motor do espaço de recreio do Jardim-de-infância de Areosa. Neste estudo procuramos analisar o impacto desta intervenção no comportamento lúdico-motor das crianças. Para a concretização deste objectivo, optamos por um estudo de natureza mista, privilegiando o método quantitativo. Participaram no estudo 18 crianças da sala nº 1 do Jardim-de-infância de Areosa com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos de idade. Para a recolha de dados utilizamos uma observação estruturada, uma entrevista sobre suas preferências lúdicas, e por último o registo gráfico das crianças respeitante ao recreio antes e depois da intervenção. Da análise e interpretação dos resultados podemos concluir que o enriquecimento lúdico-motor do espaço de recreio promoveu nas crianças um comportamento activo e socializador. Os resultados reportam que o circuito dos triciclos foi a actividade lúdica mais explorada pela maioria dos meninos, já as meninas privilegiaram o jogo faz-de-conta e os aparelhos fixos. Esta diferença entre os géneros foi de certo modo evidente nas preferências lúdicas apontadas pelas crianças, e nos seus registos gráficos. Os desenhos revelaram que as crianças mudaram a sua percepção espacial, funcional e estética do espaço de recreio após a intervenção. Em síntese, podemos concluir que a intervenção promoveu o jogo simbólico, jogo social, e o jogo de actividade física das crianças.

In the scope of our Professional practice, we elaborated an intervention program which aimed to enrich the recreational space at Areosa preschool. The aim of this study was to assess the impact of this intervention on the children’s recreational- motor behaviour. To achieve this goal, we opted for a mixed methodology, focusing on the quantitative method. Eighteen children, whose ages ranged from 3 to 5 years old, from Areosa Preschool’s room 1, participated in this study. As sources of data collection we used: structured observation; structured interviews; and a comparative analysis of children’s drawings “my recess space: before and after”. Based on our analysis and the interpretation of results, we can conclude that the enrichment of the recreational-motor space promoted the children’s active and social behaviour. The results showed that the tricycle circuit was the activity most explored by the boys, while the girls opted for the pretend games and the fixed equipment. The gender differences related to recreational-motor activities were confirmed, to a certain degree, in the preferences indicated in the interviews and also by the children’s drawings. The gender differences related to recreational-motor activities were confirmed, to a certain degree, in the preferences indicated in the interviews and also by the children’s drawings. The children’s drawings revealed that their spatial, functional and aesthetic perception of the recess space changed after the intervention. In summary, we conclude that the intervention promoted the pretend play, social play, and physical activity play of the children.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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