Document details

A importância das rotinas matinais no desenvolvimento da criança no jardim de infância

Author(s): Rodrigues, Sara Daniela Soares

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1457

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Educação pré-escolar; Rotinas matinais; Desenvolvimento; Criança; Education; Kindergarden; Morning routines; Development; Child


Description

O presente relatório retrata um estudo que envolveu uma investigação no contexto da Educação Pré-Escolar, onde as rotinas matinais se apresentam como um elemento fundamental, promotor do desenvolvimento e aprendizagem infantil. Como tal, o objectivo central deste trabalho foi perceber de que forma as rotinas matinais desenvolviam este papel cimeiro na construção de uma aprendizagem mais enriquecedora. Nesta investigação, serviram como alvo de registo fotográfico as quatro salas do Jardim de Infância de Monserrate, a fim de se observar os diferentes materiais utilizados em cada uma das salas na fase das rotinas matinais, como também a forma como estes estão organizados. Foi feito também um questionamento directo ao grupo de crianças de uma das salas, com o objectivo de se dar a conhecer as preferências das mesmas face às diferentes tarefas que respeitam a esta parte matinal. Depois da análise e interpretação de dados realizada foi possível constatar que de facto as rotinas matinais contribuem de forma bastante positiva e transversal para o desenvolvimento da criança em várias áreas do saber.

This particular report describes a study which involves an investigation on the kindergarten education context, where the morning routines present to be a great element of childish development and apprenticeship. Like so, the main reason of this report is to show how morning routines can be a potential engine on the child’s growth. On this investigation, the photographic focus point where the four classrooms of Jardim de Infância de Monserrate, in order to analyze the different materials used on each classroom during morning routines, also how they are organized. There was also a questioning directly to the children of one of the classrooms, with the aim to intimidate them to show their preferences concerning all the morning tasks. After the analyses and interpretation of the data we are able to find that morning routines in fact contribute positively for the development of children in several areas of knowledge.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents