Document details

Educação para o empreendedorismo no pré-escolar: o percurso do sonho à ação

Author(s): Sá, Ângela Marisa Duarte

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1501

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Educação pré-escolar; Educação para o empreendedorismo; Soft skills; Pre-school education; Entrepreneurship education


Description

O empreendedorismo ao nível educacional é algo relativamente recente, pois quando se fala neste termo remete-se logo para a vertente empresarial. Muitos dos investigadores em empreendedorismo defendem que o espírito empreendedor não nasce com o indivíduo, mas que se pode aprender. Na educação para o empreendedorismo são desenvolvidas competências empreendedoras como iniciativa, tomada de decisão, autonomia, trabalho em equipa, criatividade, capacidade de ouvir e respeitar as opiniões dos outros, resolução de problemas, entre outras. Este estudo pretende mostrar que o empreendedorismo pode ser trabalhado com crianças do pré-escolar e em interligação com o currículo, sendo a ideia primordial colocar ideias em prática. O presente estudo pretende compreender o contributo da implementação de um projeto no âmbito da educação para o empreendedorismo para fomentar a apropriação social do espírito empreendedor, por crianças em idade pré-escolar. Nesse sentido, com o objetivo de refletir acerca da problemática em estudo, foram formuladas as seguintes questões de investigação: (1) Que competências empreendedoras manifestam as crianças ao longo do desenvolvimento do projeto?; (2) Que dificuldades são identificadas nas crianças ao longo do desenvolvimento do projeto?; (3) Como se caracteriza a articulação entre o projeto e a abordagem das áreas e domínios do currículo?. Nesta linha de ação e para dar resposta a estas questões, foi realizada uma proposta pedagógica que abarcou as áreas de conhecimento empreendedor presentes no manual “Ter ideias para mudar o mundo. Manual para treinar o empreendedorismo em crianças dos 3 aos 12 anos” (CEAN, 2009), centradas na implementação de um projeto empreendedor no pré-escolar. Através da implementação desta metodologia, pretendia-se analisar as competências empreendedoras (soft skills) desenvolvidas nas crianças do contexto educativo onde se concretizou o projeto, as dificuldades sentidas, bem como as potencialidades resultantes da sua interação com as áreas e domínios das OCEPE. Optou-se por uma metodologia qualitativa de carácter exploratório, na qual foram utilizadas técnicas de recolha de dados como a observação, a entrevista, os documentos, as gravações áudio e vídeo e os registos fotográficos. Os participantes envolvidos na investigação eram um grupo de crianças pertencentes ao contexto educativo onde se realizou a PES I e PES II. Este grupo era composto por 20 crianças, com idades compreendidas entre os três e os quatro anos de idade. Com a análise de dados foi possível verificar a exequibilidade da implementação de um projeto empreendedor com crianças do pré-escolar. Embora tenham surgido dificuldades pontuais no desenvolvimento do projeto, foram manifestadas várias competências empreendedoras. O grupo demonstrou motivação e interesse tanto na abordagem às áreas de conhecimento empreendedor como na realização do projeto.

In terms of education, entrepreneurship is a relatively recent topic because it normally takes us to the business sphere. Many entrepreneurship researchers advocate that the entrepreneurial spirit is not born with the individual but it is rather something one can learn. Among other entrepreneurial competences, entrepreneurship in education develops initiative, decision making, autonomy, team work, autonomy, creativity, capacity of listening and respecting other people's opinions and problem solving. This study aims to show that entrepreneurship can be developed with pre-school children and it can be linked to the curriculum, taking into account that the main idea is to put ideas into practice. The goal of this study is to understand the contribution of implementing a project within entrepreneurship education in order to foment the social integration of the entrepreneurial spirit by children in pre-school age. For that purpose, and aiming at reflecting on the problematic to be studied, the following research questions were formulated: (1) What entrepreneurial skills do the children show throughout the project?; (2) What difficulties are identified in children along the project?; (3) How do we characterize the articulation between the project and the approach to the curriculum? Within this line of action, and in order to respond to these questions, a pedagogical proposal was carried out, which included the fields of entrepreneurial knowledge present in the manual "Ter ideias para mudar o mundo. Manual para treinar o empreendedorismo em crianças dos 3 aos 12 anos". (CEAN, 2009), focusing on the implementation of an entrepreneur project at pre-school level. Through the implementation of the entrepreneurial knowledge fields, one intended to analyse the entrepreneurial skills (soft skills) developed in children within the educational context where the project was carried out, the difficulties they experienced, as well as the potentialities arising from their interaction with the fields and domains of OCEPE. We chose a qualitative methodology, following an exploratory study, in which techniques such as observation, interview, documents, audio and recordings, and photographic records were used in order to collect data. The participants involved in the research were a group of children from the educational context where the Supervised Teaching Practice I and Supervised Teaching Practice II was carried out. This group was composed of 20 children, aged between three and four years old. Through the data analysis it was possible to determine that it is feasible to implement an entrepreneurial project with children of pre-school education. Despite some specific difficulties throughout the project, children expressed entrepreneurial skills. The group showed motivation and interest regarding both the approach to the fields of entrepreneurial knowledge and the practical implementation of the project.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents