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O desempenho de uma turma do 5º ano de escolaridade do E.B. e a realização de um projeto no âmbito da organização e tratamento de dados

Author(s): Furtado, Isabel Maria Macedo

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1516

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Matemática; Organização e tratamento de dados; Tarefas; Projeto estatístico; Mathematics; Organization and data analysis; Tasks; Statistical project


Description

O presente relatório enquadra-se no trabalho realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada II, (PES II), desenvolvido no contexto do 2º Ciclo do Ensino Básico, durante a qual se implementou um estudo na área da Matemática e apresenta três partes. A primeira e a última dizem respeito à descrição e reflexão da PES. A segunda parte é dedicada à descrição do estudo onde se pretendeu compreender o desempenho dos alunos, durante as aulas, no âmbito do tema programático de Organização e Tratamento de Dados, e na realização de um projeto estatístico onde teriam de mobilizar os conhecimentos adquiridos. Para isso, delineou-se as seguintes questões orientadoras: (Q1) Como se caracteriza o desempenho dos alunos no âmbito da OTD, em particular, ao longo das aulas e na realização do projeto? (Q2) Em que conceitos estatísticos os alunos apresentam mais dificuldades ao longo das aulas e na realização do projeto? (Q3) Que potencialidades e constrangimentos foram identificados na execução do projeto estatístico realizado pelos alunos? Adotou-se uma metodologia qualitativa de natureza interpretativa, com quatro grupos de alunos de uma turma de 5.º ano, percorrendo as etapas do processo estatístico. Os dados foram recolhidos a partir da observação participante durante as aulas, dos questionários, de entrevistas e dos materiais produzidos pelos alunos. Da análise dos dados verificou-se que os alunos apresentaram um desempenho satisfatório na realização das tarefas e do projeto estatístico. Aprenderam a aplicar o método estatístico, a comunicar as suas ideias, a criticar as ideias dos outros e a gerir as críticas que eram feitas aos seus trabalhos, tornando-se mais autónomos. As dificuldades apresentadas pelos alunos prenderam-se com a construção da tabela de frequência, sobretudo nos arredondamentos e nos aspetos formais do gráfico de barras. No entanto, a mais notória foi na análise e na capacidade de interpretação dos resultados, uma vez que não conseguiram ir além do óbvio e evidente da observação direta dos gráficos e das tabelas.

This report falls within the work carried out in the Practice of Supervised Teaching II discipline (PST II), developed in the context of the 2nd cycle of basic education, in which a research in the area of Mathematics has been implemented, consisting of three parts. The first and the last parts refer to the description and reflection of the PST. The second part refers to the description of the study, aiming to understand the performance of the students during lessons, within the topic Organization and Data Analysis (ODA), as well as in the carrying out of a statistical project, where students would have to apply acquired knowledge. Thus, the following guiding questions were outlined: (Q1) How can we characterize the performance of the students within the ODA, particularly throughout the lessons and the project development? (Q2) In what kind of statistical concepts do the students present more difficulties, during lessons and the project development? (Q3) Which abilities (capacities/potentials) and constraints were identified during the statistical project execution performed by students? A qualitative methodology of interpretative nature was chosen, with four groups of 5th grade students, going through the steps of the statistical process. Data was collected from the participant observation during lessons, questionnaires, interviews and the materials produced by the students. Data analysis led to the conclusion that students had a satisfactory performance in the development of the statistical project. Students have learned to apply the statistical method, to communicate their ideas, to criticize the ideas of others and to manage criticism in relation to their own work, thus becoming more autonomous. The students’ difficulties had to do with the making of the frequency table, essentially with rounding numbers and formal aspects of the bar chart. Nevertheless, the most significant difficulty had to do with the ability to understand the results analysis, as they were not able to go beyond the obvious and the direct observation of graphics and tables.

Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vale, Maria Isabel Piteira do
Contributor(s) Furtado, Isabel Maria Macedo
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