Document details

Transversalidade na abordagem à pirâmide da dieta mediterrânica: um estudo com crianças do 1º CEB

Author(s): Luís, Ana Patrícia Vieira

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1528

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Educação alimentar; Dieta mediterrânica; Transversalidade; Atividades didáticas; Nutritional education; Mediterranean diet; Transversality; Didactic activities


Description

O estudo apresentado neste relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no Mestrado em Educação Pré-escolar e escolha do tema a investigar teve por base o interesse pessoal sobre alimentação humana e também o reconhecimento da infância como período chave para a educação alimentar e promoção da saúde. Efetivamente, vários estudos comprovam que hábitos alimentares criados desde cedo tem repercussões para a saúde no futuro. Assim sendo, considera-se inequívoca a necessidade de incorporar afincadamente a área de Educação Alimentar no ensino. As atividades transversais têm sido apontadas como bons métodos para gerir e organizar o currículo em torno de competências multidisciplinares, centradas em temas que atravessam todas as áreas curriculares, como é o caso da Alimentação. Deste modo, o presente trabalho de investigação teve como principais objetivos (1) avaliar o índice de adesão à Dieta Mediterrânica, reconhecida com um dos padrões alimentares mais salutares do mundo, e (2) desenvolver e implementar atividades didáticas sobre alimentação saudável, tendo como referência o instrumento de educação alimentar “Pirâmide da Dieta Mediterrânica”, e integrando de forma transversal todas as áreas curriculares como estratégia de ensino/aprendizagem. Adotou-se uma metodologia qualitativa de análise de dados, recolhidos através de questionários, observação participante e registos fotográficos. Os resultados da aplicação dos questionários revelaram que 76% dos alunos apresenta boa adesão à Dieta Mediterrânica o que, no entanto, se mostra discordante das práticas alimentares das crianças verificadas no início da PES II, especificamente relativas ao lanche trazido de casa. A análise dos dados obtidos a partir das várias atividades implementadas sugere uma progressão assinalável quer no conhecimento nutricional por parte dos alunos quer nas suas escolhas alimentares, revelando que a abordagem transversal pode proporcionar aprendizagens significativas, beneficiando tanto a aprendizagem dos temas transversais como dos conteúdos das áreas curriculares.

The study presented in this report was carried out under the Supervised Teaching Practice II (PES II), part of the Pre-school Education and Teaching master’s degree of the 1st cycle of basic education. The choice of this theme was based on self-interest in the subject human alimentation and also recognizing childhood as a key for food education e promoting health. A number of studies prove that the habits that are created since early life was a central role in the future health. In addition, its consider the need of implementing nutritional Education in schools program. The transversality activities have been pointed as good methods to manage and organize the curriculum around the multidisciplinary competences, centered in themes that cross all the curriculum areas, as is the theme Alimentation. This research work had as main goals (1) Evaluate the level of accession to the Mediterranean Diet, recognized as one of the food standards more wholesome in the World, and (2) develop and implement didactic activities about healthy eating, having as a reference the food education instrument “Mediterranean Diet Pyramid”, and integrating transversality knowledge in all the curriculum areas as a strategy of teaching/learning. Adopting a qualitative methodology on the data analysis, collected trough questionnaires, observation of the participants and photo records. The results of the questionnaires show that 76% of the students has a good accession to the Mediterranean diet, however it demonstrates otherwise on children food habits showed in the beginning of PES II, especially regarding to the snack´s brought from home. The analysis of the data gained through all the activities implemented suggests a denotable progression on students nutritional knowledge and in their food choices, revealing that the transversality strategy can generate significant learning, benefiting transversality themes as well as curriculum areas themes.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents