Document details

Band in-a-box, um caso de produção de acompanhamentos musicais no 2º ciclo do ensino básico

Author(s): Mendonça, Luís Filipe da Silva

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1530

Origin: Repositório Científico IPVC


Description

No desenvolvimento da prática lectiva, todos os professores de Educação Musical, devido às variadas formações e percursos, por vezes, debatem-se com dificuldades ao nível do suporte musical na leccionação da disciplina, bem como da abordagem de diversas temáticas, tais como, por exemplo, a composição musical, o acompanhamento das performances a levar a efeito e a direcção musical, entre outras. Hoje em dia, os recursos multimédia são uma prática quotidiana que pode, e deve, ser aproveitada e alargada no contexto da sala de aula. Havendo sido detectada esta necessidade, tinha de ser encontrada uma área de intervenção e decidir qual a tipologia de software musical a recorrer, se de acompanhamento musical, edição de partituras, gravação de áudio, instrução musical, sequenciação musical ou software de síntese sonora. Escolhido o software de acompanhamento musical, o Band in-a-Box, devido ao facto de se pretender trabalhar com os alunos em performance musical de preparação de um espectáculo, foi desenvolvida a investigação para dar resposta aos problemas que se colocaram à partida. Com esta investigação pretendeu-se reflectir e encontrar uma solução inovadora conducente às boas práticas musicais e que desse resposta às questões da investigação colocadas. A metodologia seguida é a de investigação-acção, centrada nas práticas diárias e reflexivas do ensino da Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico. O contexto do estudo é o de uma turma de alunos do 6º Ano de Escolaridade, numa escola de Viana do Castelo, com a participação do professor/investigador. O estudo foi desenvolvido ao longo de três ciclos de investigação – preparação da equipa, construção de recursos pedagógicos e implementação da acção. No último ciclo, fez-se a preparação da apresentação de um espectáculo musical, utilizando como recurso os acompanhamentos produzidos pelo Band in-a-Box. As conclusões desta investigação apontam para que o recurso às novas tecnologias, em contexto de ensino, é motivador e constitui uma mais-valia, da qual poderá advir implicações educativas que podem ser fortemente potenciadoras de bons resultados.

In the development of teaching practice, all musical education teachers, due to the varied training and education, sometimes struggles with difficulties in terms of musical support in the teaching discipline, as well as the approach to various topics, such as, for example, the musical composition, monitoring of performances to be undertaken and musical conducting, among others. Today, multimedia resources are an everyday practice that can and should be harnessed and extended in the context of the classroom. Have been detected this need it had to be found an area of focus and decide what type of music software should be used: the accompanying musical score editing, the audio recording, the music instruction, the musical sequencing or the sound synthesis software. It had been selected the musical accompaniment software, Band-in-a-Box, because you want to work with students in music performance of preparing them for a show and the research was developed to address the problems encountered at the outset. This research was intended to reflect and find an innovative solution conducive to good musical practices and to give answers to the questions raised for research. The methodology is action research, which focuses on daily practice and reflective teaching Music Education at the 2nd cycle of basic education. The study context is a student‟s class from 6 th grade, in a school located in Viana do Castelo, with the participation of the teacher / researcher. The study was developed over three rounds of research - team preparation, construction of learning resources and implementation of the action. In the last round, it has been done a preparation of the presentation of a musical performance, using as a resource the accompaniments produced by Band-in-a-Box. The conclusions of this investigation show that the use of new technologies in the context of teaching is motivating and is an asset, which may accrue from educational implications that can be greatly enhanced with good results.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents