Document details

O safari dos animais : estudo desenvolvido em contexto pré-escolar

Author(s): Oliveira, Cristiana Carvalho de

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1580

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Educação pré-escolar; Música; Temática animal; Transversalidade; Preschool education; Music; Animal themes; Transversality


Description

Este projeto investigativo realizou-se em contexto de PES II com um grupo de crianças em idades pré-escolar entre os 3/4 anos. Intitula-se por “O Safari dos Animais: estudo desenvolvido em contexto pré-escolar”, abordando a importância da música e da temática animal no pré-escolar. Resulta de uma adaptação da obra “O Carnaval dos Animais” de Camille Saint-Saëns explorando a temática animal com incidência na expressão plástica e expressão musical. A escolha deste projeto teve por base as necessidades diagnosticadas através das observações realizadas durante a PES I, onde se foi verificando que esta temática e as atividades artísticas não eram exploradas com a regularidade devida. É ainda de referir que o projeto surge com a implementação de algumas atividades durante a PESI onde as crianças demonstraram o fascínio pelos animais e pela música, possibilitando a interligação entre as duas temáticas e promover aprendizagens em diferentes áreas e domínios. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, optando-se pelo método de investigação-ação. Através da observação participante, principal instrumento de recolha de dados, bem como os registos audiovisuais e fotográficos permitiram a feitura da análise e interpretação dos resultados para chegarmos às conclusões de todo o processo investigativo. Este estudo teve por base nove sessões de atividades realizadas individualmente em grande e pequenos grupos de trabalho, motivando as crianças a reter as aprendizagens planeadas de forma adequadas para as mesmas. No decorrer deste estudo e através da análise e interpretação dos dados obtidos verificámos que as aprendizagens adquiridas favoreceram a transversalidade de conhecimentos no ensino do pré-escolar de uma forma desafiante e com um caráter lúdico. Ao recorrer à expressão musical e plástica, o grupo mostrou-se interessado na elaboração das sessões de atividades do projeto. Conclui-se que com o recurso da implementação de atividades participativas promovem os índices motivacionais que por sua vez permitem o desenvolvimento e aquisição de competências educativas transversais.

This research project was written within the framework of Supervised Teaching Practices II (STP II), using a group of children in preschool, aged 3 to 4 years old. Its name, “Animal Safari: study developed within a preschool framework”, relates to the importance of music and the theme of animals in preschool. It was inspired in the musical suite composed by Camille Saint-Saëns, The Carnival of the Animals (Le Carnaval des Animaux), which focuses on the exploration of animal themes and imagery using plastic arts and musical expression. The reason for choosing this project was mainly due to the already diagnosed needs during the STP I, where it was observed that this theme and its related activities were not developed and worked on as frequently as they should be. However, the excitement and enthusiasm that the children demonstrated when this theme was mentioned should not be disregarded. And so it was seen as most advantageous to pursue the idea of how these two themes could be connected, thus enriching the children’s study. The procedure used to the completion of this project was one of acting upon investigating, while using a qualitative methodology. Through participative observation, the main tool for data collection, as well as through audiovisual and photographic records, we were able to make an analysis and an interpretation of the results and reach the conclusions of the investigative process. In this study, nine activity sessions were performed, either individually or using large and small groups, so that the children were motivated to actually learn and absorb what they were taught in an interesting and relevant way. While performing this study and through the analysis and interpretation of the collected data, we were able to infer that the skills and knowledge learnt in this project improved preschool knowledge in a challenging but recreational way. In conclusion, we gather that the implementation of joined activities will promote motivation, which, in turn, will allow the development and acquisition of educational competences.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents