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Jogos tradicionais : uma perspetiva didática construtivista de conhecimento e aprendizagem

Author(s): Sousa, Cristina Isabel Fernandes de

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1648

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Jogo tradicional; Construtivismo; Aula-oficina; Traditional games; Constructivism; Workshop-class


Description

Desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, o presente relatório apresenta-se dividido em três partes essenciais. Uma primeira parte, referente à descrição do contexto educativo e onde se expõem as várias áreas e conteúdos programáticos alvos de intervenção. De seguida, patenteia-se o projeto de investigação desenvolvido. Por último, segue-se uma reflexão sobre as práticas de ensino supervisionadas no âmbito do Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo centrou-se essencialmente na área do Estudo do Meio Social, embora se encontrem indícios da área Educação Físico-Motora. Contando com a participação de vinte e uma crianças inseridas no 4.º ano de escolaridade, objetivou-se compreender quais as perceções que este grupo de crianças tem sobre Jogos Tradicionais e a sua relação com estes. Posto isso, definiu-se como problema central desta investigação a seguinte questão: Que papel é que os Jogos Tradicionais desempenham na vida de um grupo de crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico? De forma a objetivar a resposta a esta questão central, desenvolveram-se as seguintes questões orientadoras: 1. Qual a perceção da criança sobre jogos tradicionais?; 2. Que relação têm as crianças com este tipo de jogos?; 3. Que avaliação se pode fazer da sua importância para o grupo? Apontando para um paradigma interpretativo, as opções metodológicas deste estudo revelam-se de índole qualitativa e de cariz exploratório. Para sustentar a presente investigação, utilizaram-se como técnicas de recolha de dados um pequeno questionário, registos dos participantes e a observação participante. Por outro lado, o presente estudo também se desenvolveu segundo uma perspetiva didática construtivista de organização do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que se acredita que o aluno deve ser o principal construtor da sua aprendizagem. A técnica da aula-oficina foi o principal instrumento de toda a ação pedagógica adotada.

Developed in the field of the record unit of Practical supervised teaching II (PES II), integrated in the Master’s degree in education of Pre-school and 1st cycle of basic teaching the present report is presented divided in three essential parts. The first part, refers to the description of the educational context where the various areas and programmatic contents target of intervention are exposed. Secondly we patent the investigation project that was developed. Lastly follows a reflection about the method used in supervised teaching in pre-school and in the 1st cycle of basic teaching. The study centered itself essentially in the area of the Social medium study, although you will find signs in the area of “Fisico-Motora” education. Counting with the participation of twenty one children in their 4th year of schooling, the objective was to understand what perceptions this group of children had about traditional games and their relation with them. On doing this, the following question was defined as the central problem in this investigation: What role do traditional games play in the lives of a group of children in the 1st cycle of basic teaching? To give an objective answer to this central question, the following guide questions were developed: 1. What perception did the child have about traditional games?; 2. What relation did the children have about this type of game?; 3. What evaluation can you do about its importance to the group? Pointing to an interpretative paradigm, the methodological options of this study reveal qualitative and exploratory nature. To sustain and help the present investigation, certain technical information was collected in the form of a small questionnaire, registering the participants and also observing them. In another manner, the present study also developed according to a constructive didactic perspective of organization in the learning process, seeing that we believe the student must be the principal constructor in his learning. The technique of the workshop-class was the principal instrument the pedagogic action adopted.

Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia
Contributor(s) Sousa, Cristina Isabel Fernandes de
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