Document details

Representações matemáticas como meio facilitador da comunicação matemática na resolução de problemas : um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade

Author(s): Fernandes, Maria Alzira Pereira

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1699

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Resolução de problemas; Tipos de representações; Comunicação matemática; Problem solving; Types of representations; Mathematic communication


Description

A Matemática é hoje em dia uma ferramenta essencial para todo e qualquer cidadão fazendo parte das nossas vidas e sendo cada vez mais utilizada em vastos domínios da sociedade. A resolução de problemas constitui uma capacidade matemática fundamental para a aprendizagem de diversos conceitos e procedimentos matemáticos, devendo esta ser usada em variadas áreas do conhecimento da nossa vida. Este estudo visa conhecer quais as representações que os alunos do 2º ano de escolaridade utilizam na resolução de problemas matemáticos e de que forma é que estas facilitam a comunicação do raciocínio matemático. Pretendeu-se responder às seguintes questões: - Que representações são utilizadas pelos alunos na resolução de problemas matemáticos? - De que forma é que as representações facilitam a comunicação do raciocínio matemático dos alunos? O presente estudo foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) num Centro Escolar, numa turma do 2º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, onde estiveram envolvidos vinte e um alunos. No que se refere à metodologia desenvolveu-se uma investigação qualitativa e seguiu-se um desenho descritivo interpretativo. Desta forma, a recolha de dados foi realizada recorrendo à observação direta participante, aos documentos e conversas informais dos alunos e aos registos visuais e áudios. Foram também implementadas várias tarefas respeitantes à resolução de problemas matemáticos. Este estudo permitiu verificar que a resolução de problemas desenvolve nos alunos a capacidade de utilizar diferentes tipos de representações e o desenvolvimento destes na capacidade de expressarem o seu raciocínio face às representações utilizadas. A PES II possibilitou-me colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo da Licenciatura e do Mestrado e ajudou-me a crescer pessoal e profissionalmente.

Nowadays Mathematics is already an essential tool for any citizen, being part of our lives and being used in many society domains. Problem solving is a fundamental mathematics ability to learn different mathematics concepts and procedures, used by students in different areas of knowledge. This study intends to know which representations second grade students use when they solve math problems and how it improves the communication of their math reasoning. We tried to answer to the following questions: - Which representations are used by students in mathematics problem solving? - In what way these representations improve the communication of the mathematics reasoning of students? This study was made in Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) in a Scholar Center, with a second grade class and involved twenty one students. The research methodology used was qualitative following a descriptive and interpretive design. To collect data we appealed to the application of different techniques, such as active observation, interviews and visual and audio documents. Mathematics problems solving tasks were implemented. According to the results obtained, these allowed us to conclude that the problems solved developed in students the ability to use different kinds of representations and the capacity to begin express their reasoning towards the representations used. The PES II enabled me to practice all knowledge acquired during the degree and the master´s degree, and helped me to grow personal and professionally.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents