Document details

Processador de texto : um suporte para a aprendizagem da escrita

Author(s): Sousa, Catarina Patrícia Cerqueira de

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1705

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Escrita; Texto narrativo; TIC; Processador de texto; Writing; Narrative text; ICT; Word processor


Description

O presente estudo integra-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e foi desenvolvido com uma turma do 3ºano de escolaridade. O trabalho apresentado reporta-se à descrição das práticas desenvolvidas durante o estágio curricular, assim como ao projeto de investigação desenvolvido no mesmo período. Durante a Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) foi implementada uma sequência didático-pedagógica operacionalizada em cinco momentos, ao longo dos quais foram propostas tarefas para a produção de três textos manuscritos e quatro textos digitais. Estas ações foram planeadas em etapas, de forma a estimular as ideias dos alunos, através da utilização de recursos criativos, e proporcionar-lhes a oportunidade de produzir textos nos formatos manuscrito e digital, possibilitando a comparação entre os mesmos e a compreensão da influência das Tecnologias da Informação e Comunicação, nomeadamente, do processador de texto Word, na construção do texto narrativo. A investigação assenta numa metodologia qualitativa, tendo-se enveredado pelo design de Estudo de Caso, pois é o que melhor se coaduna com a interpretação da problemática definida. A recolha de dados efetuou-se a partir dos textos manuscritos e digitais produzidos pelos participantes A e B, tendo sido definidos critérios de análise para a interpretação das fontes documentais. Os critérios de análise basearam-se no conteúdo das produções textuais, sendo estabelecidas as categorias de análise Categorias do Texto Narrativo e Aspetos da Estrutura Linguística que procuraram analisar diferentes parâmetros. Os resultados obtidos em ambos os registos evidenciam claramente uma melhoria entre os vários momentos implementados. Na categoria Aspetos da Estrutura Linguística verificou-se a influência positiva do processador de texto em vários aspetos, destacando-se, sobretudo, a dimensão dos textos e a ortografia, enquanto na maioria dos parâmetros analisados na categoria Categorias do Texto Narrativo, a utilização desta funcionalidade parece não ter grande influência no desempenho dos alunos.

This study is part of a Master’s degree in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education and was developed with a 3rd grade class. The work presented refers to the description of practices developed during the internship, as well as the research project developed in the meantime. During Supervised Teaching Practice II (STP II) a didactic and pedagogical sequence operationalized in five moments was implemented, from which have been proposed the production of three manuscripts and four digital texts. These activities were planned in stages, in order to stimulate the students’ ideas, through the use of creative resources, and give them the opportunity to produce texts in the manuscript and digital formats, enabling the comparison between them and understanding the influence of Information and Communication Technologies, including the Word processor, in the construction of narrative text. The research is based on a qualitative methodology, pursuing the Case Study design, as it is the one most consistent with the interpretation of the defined problematic. The data collection was executed from the manuscript and digital texts produced by the participants A and B, having been defined assessment criteria for the interpretation of documentary sources. The assessment criteria were based on the content of the textual productions, being established the categories of analysis Categories of the Narrative Text and Aspects of the Linguistic Structure which tried to analyse different parameters. The results obtained in both records clearly reveal an improvement between the various implemented moments. In the category Aspects of the Linguistic Structure there was a positive influence of the word processor in many respects, highlighting especially the size of the text and the spelling, whereas in most of the parameters analysed in the category of Categories of the Narrative Text, the use of this feature seems not to have great influence on student achievement.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents