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Um trilho pela educação financeira: implementação de uma proposta didática baseada no REF

Author(s): Martins, Isabel Cecília Falcão

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1762

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Literacia financeira; EducaçãofFinanceira; Matemática; Proposta didática; Financial literacy; Financial education; Mathematics; Didactic proposal


Description

Atualmente verifica-se uma crescente preocupação em desenvolver atitudes e comporta-mentos nos cidadãos que lhes permitam alcançar um bem-estar financeiro, fruto de tomadas de decisão conscientes e responsáveis. Formar financeiramente cidadãos tornou-se uma pre-missa a nível global com orientações e pareceres advindos de variadas organizações nacionais e internacionais. O presente estudo foi parte integrante da Prática de Ensino Supervisionada II e foi reali-zado com uma turma do 3º ano de escolaridade numa escola do distrito de Viana do Castelo. Teve como objetivo principal avaliar que conhecimentos os alunos adquiriram relativamente à Educação Financeira, tendo sido implementada uma proposta didática baseada no Referencial de Educação Financeira (MEC,2013), que contemplou 11 sessões e 18 tarefas. Pretendeu-se so-bretudo analisar que conhecimentos foram adquiridos pelos alunos, que dificuldades foram sen-tidas, que atitudes foram reveladas e que comportamentos foram constatados como resposta a esta proposta. Desta forma, definiram-se as seguintes questões de investigação: Que conceções e práticas manifestam professores, pais e alunos relativamente à EF?; Que conhecimentos e dificuldades revelam os alunos perante as tarefas realizadas assim como quais são as suas atitu-des e comportamentos perante estas? Situado no paradigma interpretativo, foi realizado um estudo com design exploratório, seguindo uma metodologia qualitativa e em que várias técnicas de recolha de dados foram usa-das: inquéritos, tarefas, registos áudio e vídeo, fotografias e documentos dos alunos. Para ana-lisar os dados recolhidos foram definidas categorias, descritores e itens de análise que permiti-ram avaliar as conceções e conhecimentos prévios dos alunos assim como os conhecimentos adquiridos, as dificuldades sentidas e as mudanças ao nível das atitudes e comportamentos. Os resultados apurados após a fase de análise são encorajadores. Apesar dos alunos já possuírem algumas ideias prévias associadas à EF é certo que as foram desenvolvendo ao longo do tempo. O estudo evidencia que a proposta didática implementada se apresentou adequada permitindo a aquisição de vários conhecimentos e capacidades no âmbito financeiro. Os parti-cipantes apresentaram uma relação positiva com a EF manifestando-se mais ponderados e res-ponsáveis nas tomadas de decisão. Paralelamente, características empreendedoras foram tam-bém desenvolvidas. Neste estudo, para além do trabalho de investigação, espelham-se várias competências adquiridas, fruto de uma reflexão contínua da prática adotada ao longo da PES.

Currently there is a growing concern in developing attitudes and behaviors in citizens to enable them to achieve financial well-being result of taking informed and responsible decisions. Educating citizens financially has become a global premise with directions and advice arising from various national and international organizations. This study was an integral part of Supervised Teaching Practice II and performed with a group of 3rd grade in a school from the district of Viana do Castelo. The main objective was to evaluate the knowledge students acquired regarding Financial Education, with the implementa-tion of a didactic proposal based on Referential to Financial Education (MEC, 2013), which in-cluded 11 sessions and 18 tasks. It was intended primarily to analyze what knowledge was ac-quired, what difficulties were experienced, which attitudes were revealed and what behaviors were seen as a response to this proposal. Thus, were defined the following research questions: What conceptions and practices teachers, parents and students manifest regarding FE?; What knowledge and difficulties the students reveal before the tasks performed as well as what are their attitudes and behavior towards these? Situated in the interpretative paradigm, a study of exploratory design was carried out fol-lowing a qualitative methodology and several data collection techniques were used including surveys, audio and video recordings, photographs and documents of the students. To analyze the collected data were defined categories, descriptors and analysis of items that allowed us to evaluate the previous conceptions and knowledge of the students as well as the knowledge ac-quired, the difficulties thy felt and the changes in attitudes and behaviors. The results obtained after the analysis phase are encouraging. Although students already have some preliminary ideas associated with FE, is right that they have developed them over time. The study shows that the implemented didactic proposal was adequate allowing the ac-quisition of several knowledge and skills in the financial field. Participants showed a positive relationship with FE, manifesting more thoughtful and responsible in decision making. Alongside entrepreneurial characteristics were also developed. Is this study, beyond the investigation work, several acquired competences are reflected here, result of a continuous reflection of the practice adopted throughout the PES.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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