Document details

A importância da educação e expressão físico-motora no 1º ciclo do ensino básico segundo a perspetiva das raparigas

Author(s): Rodrigues, Bruna Costa

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1764

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Expressão e educação físico-motora; Jogo; Tempo livre; Saúde; Physical-motor expression and education; Game; Free time; Health


Description

O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES II), do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Ao longo da Prática de Ensino Supervisionada II desenvolveu-se um estudo na área de Educação e Expressão Físico-Motora (EEFM) de forma a perceber qual a opinião e perceção que as alunas têm sobre a importância da Educação e Expressão Físico-Motora. Para avaliar esta intervenção realizou-se um estudo qualitativo de natureza descritiva. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, onde participaram dez crianças, com idades compreendidas entre os oito e os nove anos de idade, de uma escola de 1º Ciclo do Ensino Básico, do concelho de Ponte de Lima. Em função dos dados recolhidos no estudo, verificou-se que as crianças gostam de praticar Expressão Físico-Motora na escola e fora; é notória a prática de alguns jogos lúdico desportivos nas aulas de Expressão e Educação Físico-Motora, no recreio escolar e nos seus tempos livres. As crianças revelaram uma crescente motivação para a prática de atividade física, bem como uma maior consciencialização sobre os benefícios que esta traz para a saúde. Além de todo o trabalho investigativo está aqui também representado todo processo da prática pedagógica, que permitiu a construção de novos conhecimentos e convivência com as crianças e também o desenvolvimento de inúmeras competências essências na formação de educadores/professores.

This report is part of the scope of the Supervised Teaching Practice (PESII) unit from the Master’s in Pre-school and 1st Cycle of Basic Teaching, at Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Throughout the Supervised Teaching Practice, it was developed a study in the field of Physical-Motor Expression and Education in order to understand what are the students’ opinions and perceptions regarding the importance of the Physical-Motor Expression and Education. To evaluate this intervention a qualitative study of descriptive nature was carried out. Semi-structured interviews were held, which were attended by ten children, between the age of eight and nine years old attending a 1st Cycle School from the Ponte de Lima county. According to the data collected in the study, we found that children like to practice motor-physical expression both at school and outside school; furthermore it is notorious the practice of some playful sportive games in the Physical-Motor Expression and Education classes, in the school playground and in their free time. The children revealed a growing motivation in practicing physical activity as well as a greater awareness of the benefits this brings for their health. Besides all the researched work it`s also represented the pedagogical practice, that allowed the construction of new knowledge’s and living together with the children and also the development of multiple essential skills on the formation of Educators/teachers.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo