Document details

Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade

Author(s): Barbosa, Ana Marisa da Silva

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1765

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Tecnologias; Recursos educativos digitais; TPACK; Leitura; Technology; Digital educational resources; TPACK; Reading


Description

O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática decorreu numa escola situada no distrito de Viana do Castelo, numa turma 19 alunos do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta-se neste documento um sumário da intervenção educativa realizada ao longo das 15 semanas de prática supervisionada, destacando as áreas de intervenção planificadas, e descreve-se em detalhe o estudo de investigação desenvolvido neste contexto e que designamos por “Um projeto de leitura com recursos educativos digitais: uma sequência didática para o 3.º ano de escolaridade”. O estudo coloca como problema perceber qual a integração dos RED nas aulas de ensino aprendizagem da leitura e da educação literária. Face ao problema apresentado foram esboça-dos três objetivos orientadores de toda a investigação: i) analisar e caraterizar a oferta dos recursos educativos digitais (RED) para a leitura fornecidos pela “20 Aula Digital" do projeto “A Grande Aventura”; ii) perceber o potencial de cada um desses recursos para o trabalho nesse domínio do currículo da língua portuguesa; iii) mostrar a relevância da metodologia TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge (Mishra, Koehler, & Harris, 2009) na efetiva integração dos RED na planificação das atividades de leitura, numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A ausência de estudos que abrangem o TPACK do professor ao planificar e implementar atividades de leitura através de ambientes tecnológicos, tornam-no de evidente caráter exploratório. A recolha dos dados foi realizada através dos recursos educativos digitais (RED), meios audiovisuais, observação naturalista e participante e através das notas de campo. Para a análise foram definidos dois instrumentos, que permitiram analisar na primeira etapa deste estudo os aspetos técnicos, tecnológicos e pedagógicos dos RED e numa segunda etapa o planeamento das atividades, envolvimento e reflexão – TPACK em construção. O estudo pôs em evidência o claro potencial dos RED quando integrados no processo de ensino e aprendizagem e a relevância de que se reveste o TPACK na formação do docente a este nível. Por outro lado possibilitou uma constante reflexão do professor relativamente às suas opções metodológicas nas atividades de leitura que conduziu a uma persistente construção do TPACK.

This report was developed within the course Supervised Teaching Practice II, part of the Master on Pre-School Education and 1st cycle of basic education. The practice took place in a school located in the district of Viana do Castelo, in a class with 19 students of the 3rd year of the 1st cycle of basic education. We present here in a summary of educational intervention carried out over the 15 weeks of supervised practice, highlighting areas of planned intervention, and describes in detail the research study developed in this context named: "A reading project with digital educational resources: a didactic proposal for the 3rd grade”. The study poses as a problem understanding the integration of RED in teaching and learning classes of reading and literary education. Face to the problem were outlined three guiding objectives of all research: i) analyze and characterize the offer of digital educational resources (RED) for reading provided by "20 Digital Classroom" from the project "The Great Adventure"; ii)realize potential of each of these resources to work in this area of the curriculum of the Portuguese language; iii) show the relevance of TPACK methodology - Technological Pedagogical Content Knowledge (Mishra, Koehler, & Harris, 2009) on the effective integration of RED in reading planned activities in a class of 3rd year of the 1st cycle of basic education. The absence of studies covering the teacher TPACK to plan and implement reading activities through technological environments, make it evidently exploratory. The data collection was performed through digital educational resources (RED), audiovisual media, naturalistic and participant observation and through field notes. For the analysis were defined two instruments, which allowed the analysis in first step of the study the technical aspects, technological and pedagogical of the RED and in a second step the planning of activities, involvement and reflection - TPACK under construction. The study has highlighted the clear potential of RED when integrated into the teaching and learning process and the relevance of TPACK at the training of teaching at this level. On the other hand it enabled a constant teacher reflection regarding their methodological choices in reading activities that led to a persistent construction of TPACK.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents