Document details

Educação financeira: Uma abordagem da poupança com alunos do 4.º ano de escolaridade

Author(s): Pontes, Natália Filipa Lima

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1792

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Educação financeira; Poupança; Matemática; Proposta didática; Financial education; Savings; Mathematics; Didactic proposal


Description

Vivemos numa sociedade de consumo onde todos os cidadãos, e cada vez mais jovens, são confrontados com situações que exigem destreza nas questões financeiras e têm impacto considerável na forma como as crianças compreendem o mundo. Os jovens são constantemente solicitados e influenciados pelo apelo ao consumo e o dinheiro torna-se um assunto presente no quotidiano das famílias e as crianças não são alheias a este tema. Por isso, é pertinente capacitar desde muito cedo as crianças em questões financeiras para que se tornem cidadãos informados, autónomos e responsáveis no exercício das funções financeiras. A Educação Financeira torna-se, portanto, uma ferramenta imprescindível e necessária para fazer face a essa necessidade cada vez mais presente na sociedade global em que vivemos. Devido à importância da Educação Financeira, da intenção de introduzir o tema no leque de aprendizagens das crianças, e numa perspetiva da necessidade da poupança, esta investigação desenvolveu-se em torno da seguinte questão orientadora: se as crianças não têm a oportunidade de aprender a usar o dinheiro, como irão então aprender livremente a optar pela poupança?, tendo como objetivos: 1) identificar o conhecimento prévio dos alunos relativamente a aspetos financeiros básicos; 2) desenvolver a capacidade de resolver problemas envolvendo dinheiro, tomando decisões justificadas; 3) identificar dificuldades dos alunos face às tarefas propostas e 4) desenhar, implementar, refletir e avaliar uma proposta didática para a exploração de conteúdos relativos à poupança. O estudo foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico numa turma de 4º ano de escolaridade e com a participação de vinte e três alunos. A recolha de dados concretizou-se através de observação participante, meios audiovisuais, questionários e documentos produzidos pelos alunos. Os dados foram analisados e interpretados a partir de categorias que tiveram por base a revisão da literatura, os objetivos definidos e as tarefas desenvolvidas na investigação. Os resultados deste estudo revelaram que os alunos apresentaram razoáveis ideias prévias adequadas sobre o dinheiro, mas evidenciaram terem desenvolvido conhecimentos matemáticos e financeiros de forma acentuada principalmente na consciencialização para a importância da poupança. O trabalho desenvolvido no mestrado profissionalizante foi fundamental para o meu crescimento enquanto profissional de educação.

We live in a consumer society where all citizens, and increasingly young people, are confronted with situations that require dexterity in financial matters and have a considerable impact on the way children understand the world. Young people are constantly urged and influenced by the appeal to consumption and money becomes a subject in the daily lives of families and children are not unrelated to this topic. It is therefore appropriate to enable children at an early stage in financial matters to become informed, autonomous and accountable citizens in the exercise of their financial functions. Financial Education therefore becomes an indispensable and necessary tool to face this need that is increasingly present in the global society in which we live. Due to the importance of Financial Education, the intention of introducing the theme in the range of children's learning, and a perspective of the need for savings, this research has developed around the following guiding question: if children do not have the opportunity to learn the To use money, how will they then freely learn to opt for savings ?, aiming at: 1) identifying students' prior knowledge of basic financial aspects; 2) develop the ability to solve problems involving money, making justified decisions; 3) to identify students' difficulties in the face of proposed tasks and 4) to design, implement, reflect and evaluate a didactic proposal for the exploitation of contents related to savings. The study was carried out under the Supervised Pedagogical Practice II (PES II) of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education in a class of 4th year of schooling and with the participation of twenty-three students. The data collection was accomplished through participant observation, audiovisual media, questionnaires and documents produced by the students. The data were analyzed and interpreted from categories based on the literature review, the defined objectives and the tasks developed in the research. The results of this study revealed that students presented adequate reasonable prior ideas about money, but they evidenced that they developed mathematical and financial knowledge in a major way, mainly in the awareness of the importance of saving. The work developed in the professional master's degree was fundamental for my growth as an education professional.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents