Document details

Os Saberes dos avós na Educação Pré-Escolar: Que contributos?

Author(s): Silva, Paula Alexandra da

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1796

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Educação pré-escolar; Preschool education


Description

O presente relatório, faz parte da componente da unidade curricular de Prática Pedagógica II (PES II) referente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, e tem como título, “Os saberes dos avós na Educação Pré-Escolar: que contributos?”, insere-se na área de Conhecimento do Mundo. Ao longo dos diferentes capítulos, realizamos uma abordagem qualitativa dos dados obtidos, estes fazem parte de um leque de atividades realizadas no âmbito desta temática. Encontra-se estruturado em diferentes partes. O primeiro capítulo centra-se na caraterização do contexto educativo, tanto a nível geográfico, socioeconómico e cultural, como do Jardim-de- Infância, onde se insere a amostra de crianças em estudo. Esta amostra tratou-se de um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. O segundo capítulo trata-se da Orientação para o Problema Investigativo, aqui explicamos como surgiu o estudo e forma como foi conduzido o nosso projeto. O terceiro capítulo, trata-se da Revisão da Literatura, é feita uma análise da importância do vínculo entre avós e netos, assim como a importância da triangulação entre Jardim-de-Infância, Família e a Criança, tendo como figura central a criança. O quarto capítulo, centra-se na metodologia aplicada ao longo deste projeto, nomeadamente a metodologia qualitativa, assim como os instrumentos utilizados para a recolha de dados. No quinto capítulo, estão discriminadas as implementações realizadas durante o projeto, bem como as atividades desenvolvidas e a sua análise de dados. Por conseguinte, contamos ainda com a análise de dados, referentes aos questionários realizados a pais e avós e a entrevista sobre a temática realizada a uma educadora cooperante da ESEVC.

Master Degree in Preschool Education, and its titled “ The knowledge of grandparents in Preschool Education: what contributions?”, is part of the World Knowledge area. Throughout the different chapters, we conducted a qualitative approach to the data, these are part of a range of activities carried out under this theme. Its divided into different parts. The first chapter focuses on the characterization of the educational context, both the geographic, socioeconomic and cultural level as the kindergarten, which includes the sample of children studied, This sample it is a group of children between four and six years. The second chapter, consists of the Orientation for the investigative problem, here we explain how the study emerge and how our project was conducted. The third chapter, it is the Literature Review, an analysis of the importance of the bond between grandparents and grandchildren, as well as the importance of triangulation between Kindergarten, Family and the Child, keeping the child as the main figure. The fourth chapter focuses on the methodology applied throughout this project, namely the qualitative methodology, as well as the instruments used for data collection. Consequently, we also analyzed data relating to the questionnaires made, the interview on the subject held to a cooperative educator of ESEVC.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents