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Resolução de problemas de processo no 1º ano de escolaridade : Estratégias e representações utilizadas

Author(s): Viana, Alexandra Martins

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1848

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): 1º Ano de escolaridade; Resolução de problemas; Compreensão de textos; Estratégias; Dificuldades e representações; 1st Grade; Problem solving; Reading comprehension; Strategies; Difficulties and representations


Description

O presente relatório está integrado na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como principal objetivo compreender o modo como alunos do 1º ano de escolaridade resolvem problemas de processo. Neste âmbito foram definidas as seguintes questões de investigação: 1) Como é que os alunos do 1º ano de escolaridade compreendem o problema? Que dificuldades apresentam os alunos na compreensão do problema? 2) Que estratégias são utilizadas pelos alunos na resolução de problemas de processo? 3) Que representações usam na resolução dos problemas? Para a realização da investigação seguiu-se a metodologia qualitativa e foi realizado um estudo de caso. Participaram três alunos com sete anos de idade do 1º ano do EB do contexto onde decorria a Prática de Ensino Supervisionada II, que constituíram os casos. Para a recolha de dados fez-se observação participante, registo áudio e vídeo das tarefas desenvolvidas nas aulas, foram analisados os registos estruturados das tarefas e algumas notas de campo. As tarefas incidiram sobre problemas de processo e constituíram a fase fundamental de toda a investigação, surgindo sempre integradas nas planificações desenvolvidas no contexto. Através da análise dos dados recolhidos das cinco tarefas possibilitou a verificação das competências e as dificuldades manifestadas pelos alunos. Sendo que os alunos estavam motivados para a resolução de problemas de processo e utilizaram estratégias e representações diferentes na resolução. Os alunos evidenciaram algumas dificuldades a nível da compreensão do enunciado, que foram sendo superadas por sucessivas leituras, recontos e o recurso a imagens relativas aos problemas.

The present report is integrated in the course Supervised Teaching Practice II in the Master in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. The main goal is to understand the way students from first year of primary school solve process problem. st In this work I define the following research questions: 1) How is that 1 grade students understand problems? What difficulties they reveal in understanding the problem? 2) What strategies are used by students in solving process problem? 3) What representations use in problem solving? The work followed a qualitative methodology and was conducted a case study. The participants are three students with seven years old in the 1st grade of the context in which was underway Supervised Teaching Practice II. For the data collection was done participant observation, recording audio and video of the tasks developed in the classroom, we analyzed the records of structured tasks and some field notes. The tasks focused on process problems and constituted a fundamental phase of all research, appearing always integrated into plan lessons plans developed in the context. Through the analysis of data collected from five tasks enabled the verification of skills and difficulties experienced by students. Being that the students were motivated to solve process problems and used different strategies and representations in the resolution. Students demonstrated some difficulties in understanding the problem, difficulties that were overcome by successive readings, retellings and the use of images related to the problems.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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