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A importância da gestão do capital humano na competitividade das organizações empresariais e a sua mensuração

Author(s): Miranda, Diogo Ricardo Lima

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1857

Origin: Repositório Científico IPVC

Subject(s): Capital humano; Mensuração do capital humano; Intangíveis; VAB; Human capital; Measurement of human capital; Intangible assets; GAV


Description

As mudanças que ocorreram, ao longo das últimas décadas, na forma como as organizações são geridas levaram à identificação de um novo fator que se tornou uma parte substancial do seu valor: o capital humano. Não obstante a sua importância, o valor que os colaboradores adicionam às organizações nem sempre é fácil de mensurar e de divulgar devido à complexidade que lhe é inerente. Deste modo, e perante o reconhecimento da necessidade de medir um dos ativos mais importantes das organizações de forma a diminuir as assimetrias de informação e a aumentar a relevância da informação das demostrações financeiras, ajustamos e aplicamos o Método do Goodwill Não Adquirido de Hermanson (1964). A aplicação deste método revelou a sua aplicabilidade em qualquer contexto organizacional, independentemente da dimensão da organização e do setor de atividade em que se opera. Os resultados do estudo empírico realizado evidenciam alterações significativas na interpretação da informação financeira e, consequentemente, na melhoria da qualidade dessa informação no apoio à tomada de decisão dos agentes económicos. Para aferir se o valor calculado através do modelo está associado ao desempenho dos colaboradores da organização e se a sua variação pode ser explicada pelas políticas de gestão de recursos humanos existentes na mesma, realizamos uma análise bivariada e multivariada. Esta análise permitiu-nos concluir que variáveis representativas das práticas de gestão de recursos humanos adotadas pela organização como a remuneração, o investimento em proteção social complementar, as habilitações e a antiguidade explicam de modo significativo a variação do Valor Acrescentado Bruto (VAB), e que este indicador está significativamente correlacionado com o valor do capital humano obtido pela aplicação do Método do Goodwill Não Adquirido de Hermanson (1964). Com esta investigação demonstramos que, efetivamente é possível mensurar com razoabilidade e fiabilidade um valor para o capital humano de uma organização e que a gestão do mesmo é essencial para o aumento da sua competitividade e viabilidade futura.

Changes that occurred during the last decades in the way organizations are managed led to the identification of a new important factor which, in fact, is a substantial part of any organization value: the human capital. Although the significant value added by employees to a company, it is not easy to measure and disclosure such value because of its complex nature. Therefore, due to the need of measuring one of the most important asset or organizations so information asymmetries can be reduced and financial information become more relevant, we have adapted and applied the Unpurchased Goodwill Model of Hermanson (1964). Results reveal the applicability of this model to all organizations, regardless its size or sector of activity. The results of the empirical study show significant changes in the interpretation of financial information and, consequently, of its utility to economic agents. To investigate if the amount measured by the model is related with the performance of the employees and if its variation is also dependent on the human resources management policies of the organization, we have performed univariate and bivariate analysis. These analyses led us to conclude that variables representative of human resources management policies such as remuneration, investing in complementary social protection, qualifications and seniority significantly explain the Gross Added Value (GAV), and this financial indicator is correlated with the value of human capital measured by the application of Hermanson's Unpurchased Goodwill Model (1964). This study demonstrates that it is possible to measure with reliability the value of the human capital of an organization, and how managing this value is essential to increase its competitiveness and future viability.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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