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O envolvimento parental na educação pré-escolar: percepções de pais, professores e direcção escolar

Author(s): Viegas, Anabela Margarida da Silva

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/10146

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Envolvimento parental; Satisfação; Relação escola-famílias; Comunicação; Direcção escolar; Educação pré-escolar; Parental involvement; Satisfaction; Relation between school-families; Communication; School manager; Pre-school education


Description

O presente trabalho de investigação resulta de um estudo de caso desenvolvido num Jardim de Infância (IPSS), na área de Lisboa, e avaliou, à luz da tipologia de Epstein (1997), as parcerias entre a escola e as famílias, triangulando a perspectiva dos pais, dos educadores e da direção. Este estudo tem como principais objectivos avaliar o envolvimento parental na perspectiva dos pais/educadores/direcção, caracterizar o grau de satisfação das famílias e das educadoras com o estabelecimento de ensino pré-escolar, e aferir a relação entre o envolvimento parental e a satisfação dos encarregados de educação e das educadoras. Adoptámos uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa que envolveu a aplicação de inquéritos por questionário aos encarregados de educação (n =100), às educadoras (n = 10), e a realização de uma entrevista à directora do estabelecimento educativo. Os resultados obtidos neste estudo permitiram verificar que existe uma associação positiva entre o envolvimento parental nas actividades de aprendizagem em casa e a satisfação dos pais com o Jardim de Infância. Especificamente, quanto mais elevado é o nível de envolvimento percebido dos encarregados de educação nestas atividades, mais elevados são os seus níveis de satisfação com o Jardim de Infância.

The current research was determined by a case study developed on a Pre-school (Private Institution of Social Solidarity), within Lisbon area. It aims to assess, through Epstein Model (1997), the associations between parents and school, triangulating their perspective, teachers and directors point of view about Pre-school Education. The main purposes of this study are to evaluate parental involvement considering the perspective of parents/teachers/school board; feature families and parents level of satisfaction towards pre-school institution; and analyse the connection between this involvement and satisfaction. It was adopted a qualitative and quantitative methodology, that required the implementation of inquiries by questionnaire to parents (n=100), teachers (n=10) and also one interview has been done to the director of the scholar institution. The results obtained can lead to the understanding that there is a positive correlation between the parental involvement within home activities and their satisfaction with the Pre-school. Specifically, the higher level of parental involvement in this activities will lead to increased levels of satisfaction towards the Kindergarten.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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