Document details

Organizações «inter-artes»: inovação ou reinvenção? O caso da cooperativa de comunicação e cultura

Author(s): Joaquim, Inês Isabel Bernardes

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/11029

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Inovação; Reinvenção; Organizações de artes; Cultura sem fins lucrativos; Inter-artes; Ecletismo; Ação diferida; Vanguarda; Neo-vanguarda; Innovation; Reinvention; Not-for-profit arts; cultural organizations; Inter-arts; Eclecticism; Deferred action; Avant-garde; Neo-avant-garde


Description

Na era do progresso e do digital, em que cada vez mais prevalecem tendências economicistas e tecnocratas, nomeadamente na abordagem de conceitos como a inovação, é premente um retorno e uma revalorização das Ciências Sociais e Humanas, ainda mais quando se pretende aplicar este tipo de conceitos ao campo das artes e da cultura. É neste sentido que, nesta dissertação de mestrado, se propõe um modelo de investigação e análise para o estudo dos processos de inovação nas organizações de artes e cultura sem fins lucrativos, nomeadamente as que desenvolvem a sua atividade em diversas áreas artísticas e que envolvem o fenómeno inter-artes, cuja pertinência e utilidade (metodológica, empírica, e não só) reside na construção de uma estrutura baseada na interseção de três áreas disciplinares distintas que se complementam: História e Teoria da Arte – com especial destaque para o paralelismo entre os conceitos «inovação» e «reinvenção» e os conceitos «vanguarda» e «neo-vanguarda», assente no modelo de «ação diferida», elaborado por Hal Foster (1996), bem como para as contribuições de Idalina Conde e Catherine Grenier –, Sociologia da Cultura e Gestão Cultural. Estas cruzam-se aqui, por sua vez, com as quatro categorias de inovação nas organizações de artes e cultura propostas por Bakhshi e Throsby (2009) e com as duas definições temporais (e de gestão) de inovação avançadas por Ussmane (2013); a par da análise de um estudo de caso, a Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras, a fim de se testar a operacionalidade do nosso modelo de análise.

In the era of progress and digital, where increasingly prevail economistic and technocratic tendencies, particularly in addressing concepts such as innovation, a return and a revaluation of the Social Sciences and Humanities is imperious, especially when you intend to apply this type of concepts to the field of arts and culture. It’s in this sense that, in this dissertation, we propose an investigation and analysis’ model for the study of the processes of innovation in not-for-profit arts and cultural organizations, namely those which develop their activities in diverse artistic areas and involve the inter-arts phenomenon, which relevance and usefulness (methodologically, empirically, and so on) lies in the construction of a structure based in the intersection between three distinct disciplines that complement each other: History and Theory of Art – with a special emphasis on the parallelism between the concepts «innovation» and «reinvention» and the concepts «avant-garde» and «neo-avant-garde», based on the «deferred action» model conceived by Hal Foster (1996), as well as Idalina Conde and Catherine Grenier’s contributions –, Sociology of Culture and Cultural Management. These disciplines are intersected, in turn, with the four categories of innovation in arts and cultural organizations proposed by Bakhshi and Throsby (2009) and the two temporal (and management) definitions of innovation advanced by Ussmane (2013); along with the analysis of a case study, the cultural institution Cooperativa de Comunicação e Cultura, in order to test the operability of our analysis model.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents