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As mulheres e o empowerment: tecnologias e redes sociais em Portugal

Author(s): Correia, Edite Maria de Jesus Pinheiro

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/11100

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Novas tecnologias; Mulheres e tecnologia; Empreendedorismo feminino; Liderança no feminino; Empowerment; Estereótipos sociais; New technologies; Women and technology; Female entrepreneurship; Female leadership; Empowerment; Social stereotypes


Description

Esta pesquisa realizada em vários países europeus, pretende fazer uma reflexão sobre a relação das mulheres com o poder e as novas tecnologias. Face à desigualdade das mulheres na concorrência com os homens para a obtenção de carreiras plenas nas organizações, interessa estudar as estratégias de mulheres que conseguiram ocupar cargos de elevada responsabilidade ou que estão em mobilidade ascendente nas organizações. Certamente, estes cargos exigem o conhecimento e domínio na utilização das mais recentes tecnologias. Mas será suficiente? A nossa pergunta de partida passa por tentar compreender como é que as tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente a utilização de redes sociais, facilitam a ascenção hierárquica e o acesso das mulheres ao poder dentro das organizações. Em que medida e como é que a utilização destas ferramentas está a transformar-se em drivers estratégicos para o acesso ao poder nas suas diferentes formas. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa quantitativa, através da aplicação de um questionário modelo que foi utilizado por um grupo de pesquisa internacional em vários países europeus. No estudo de caso português, houve a necessidade de adaptar o questionário modelo, de modo a permitir uma melhor ligação aos objetivos desta investigação, sendo que por esse motivo foram introduzidas treze novas questões. O questionário foi aplicado a mulheres trabalhadoras por conta de outrem ou empresárias, com o objetivo de avaliar a forma como o uso de tecnologias sociais permitem o acesso ao poder destas mulheres. Os resultados demonstram que efetivamente o uso de tecnologias de informação e comunicação facilita o desenvolvimento profissional das mulheres.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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