Document details

A concepção de um balanced scorecard numa instituição de ensino superior público

Author(s): Santos, Óscar Manuel Simplício

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/11130

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Balanced Scorecard; Mapa estratégico; Ensino superior público; ISCTE-IUL; Strategic map; Public higher education


Description

O Balanced Scorecard foi apresentado em 1992, por Robert Kaplan e David Norton, para responder à necessidade das empresas terem uma ferramenta que as pudesse auxiliar na medição do seu desempenho organizacional. No ano de 1996, Kaplan e Norton apresentaram uma versão melhorada do BSC, que pudesse auxiliar as organizações, na gestão das suas estratégias. O objetivo deste estudo é contribuir para o conhecimento sobre a utilização do BSC numa instituição de ensino superior público. Este projeto foi elaborado de acordo com a investigação qualitativa e interpretativa. Neste projeto foi utilizada a metodologia do estudo de caso. A recolha de informação foi feita através da análise documental. Este estudo permite concluir ser possível a elaboração de um mapa estratégico e BSC, alinhados com a estratégia deste tipo de organização (ISCTE-IUL).

The Balanced Scorecard was presented in 1992 by Robert Kaplan and David Norton to answer the need of companies have a tool that could help in measurement of your organizational performance. In the 1996, Kaplan and Norton showed an enhanced version of BSC that could help organizations in the management of their strategies. The objective of this study is to contribute to the knowledge on the use of the BSC in a public higher education institution. This project was prepared in accordance with the qualitative and interpretative research. In this project was used the methodology of the case study. The collection of information was done through documentary analysis. This study allows us to conclude be possible the elaboration of a strategic map and BSC, aligned with the strategy of this type of organization (ISCTE-IUL).

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents