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Entre Luanda, Lisboa, Milão, Miami e Cairo: difusão e prática da Kizomba

Author(s): Soares, André

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/11211

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Dança; Globalização; Kizomba; Festivais; Etnografia multi-situada; Dance; Globalization; Festivals; Multi-sited ethnography


Description

Esta dissertação pretende analisar crítica e reflexivamente o processo de difusão da kizomba, um género de dança oriundo de Angola que tem vindo a ganhar enorme popularidade em todo o mundo. Descreve-se, de modo particular, o papel que os festivais deste género de dança desempenham nesse processo de difusão recorrendo à noção de “campos de batalha” para caraterizar as suas componentes competitivas, pedagógicas e de entretenimento. Através de estratégias metodológicas inspiradas na noção de etnografia multi-situada, a pesquisa procede a um mapeamento dos atores (professores, músicos, dançarinos) e dos festivais, na tentativa de analisar a circulação desta dança de raiz africana pelo mundo. Ao longo do trabalho interrogam-se e exploram-se também as negociações e tensões que ocorrem nos lugares de aprendizagem e pratica da kizomba concedendo particular atenção à forma como a mobilização da categoria etnicidade nos discursos sobre a kizomba, aliado ao uso das novas tecnologias (plataformas digitais, youtube e facebook), que constituem características centrais para a análise do processo de globalização da kizomba

This thesis aims to analyze critically and reflectively the diffusion process of kizomba, a dance genre coming from Angola that has gained huge popularity worldwide. Describes, in particular, the role that festivals of this dance genre play in this diffusion process and the concept of "battlefield" to characterize their competitive, teaching and entertainment aspects. Through methodological strategies inspired by the notion of multi-situated ethnography, the study carries out the mapping of actors (teachers, musicians, dancers) and the festivals and tries to analyze the movement of this dance with african origin worldwide. Over interrogate work are developed and analyzed negotiations and tensions that occur in places of learning and practice of kizomba putting particular attention to the mobilization of ethnicity category in the discourse on the kizomba trough the use of new technologies (digital platforms, youtube and facebook), which are key features for analyzing the globalization of kizomba

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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