Document details

VIARModes4BIM: Interação multimodal com informação BIM.

Author(s): Alves, Leandro José Viegas

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/11329

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Realidade virtual; Ambientes de realidade virtual; CAVE; BIM; IFC; Sistema VIARmodes4BIM; Virtual reality; Virtual reality environments


Description

Com o aumento de complexidade dos projetos de arquitetura, devido a mais exigente legislação e a uma tendência pela opção por formas complexas, tornou-se necessário a utilização de tecnologias da computação no processo de projeto que consigam gerir a quantidade de informação que humanamente não conseguimos. Deste modo, a forma como o arquiteto projeta tem vindo a ser alterada. A utilização de software BIM para a realização de projetos e a utilização de ambiente virtuais imersivos como a tecnologia Cave Automatic Virtual Environment (CAVE), permite que os técnicos tenham à sua disposição ferramentas que permitam a visualização e a interação com o seu projeto, durante todo o processo de projeto, desde a conceção à obra, auxiliando ainda a interação entre técnicos. Com o objetivo de facilitar a simulação e visualização do projeto e a comunicação entre especialistas é proposta a utilização da Realidade Virtual Imersiva. O presente trabalho apresenta e explica um conjunto de ferramentas que permitem ao projetista visualizar o projeto à escala real, podendo este navegar e interagir com o edifício que idealizou num ambiente de realidade virtual. Ao longo do trabalho foi desenvolvida uma ferramenta de visualização em CAVE que incorpora os dados dos modelos BIM realizados durante o projeto. Estes modelos são visualizados em realidade virtual imersiva, local onde o utilizador pode e.g. selecionar elementos, ver e acrescentar comentários e informação, tudo isto através de uma interface de apresentação simples.Para averiguar se as funcionalidades são de fácil utilização e até que ponto é possível introduzir esta aplicação no processo de projeto, foram realizados testes de satisfação e usabilidade que permitem ainda verificar onde podem ser realizadas melhorias. Para a realização destes testes foi utilizado um edifício de dois pisos como caso de estudo. Com os testes de usabilidade e satisfação concluiu-se que os participantes consideraram que este tipo de aplicação pode tornar a comunicação e exploração de projeto mais fácil, através da interação multimodal (gestos e fala), a possibilidade de inserir comentários torna a aplicação muito útil desde a fase inicial de projeto até a apresentação final.

The increase of complexity in architectural projects is mainly due to more rigorous regulations and a current tendency to opt for complex shapes. These factors increased the need to use computation’s technologies during the design process since they can managed the information that humans can’t. Thus, architect design processes have been changed. The use of BIM software for developing the design project, and the use of immersive virtual environment as Cave Automatic Virtual Environment technology (CAVE), allows technicians to have at their disposal tools that enable viewing and interacting with their project, during all the design process from the conceptual phases to the construction work, also helping the discussions between technicians. In order to facilitate the visualization of the project and the communication between experts it is here proposed the use of immersive virtual reality. This work presents and explains a set of tools that allows users to view the project in full scale, with which they can navigate and interact with a design project in the virtual reality environment. This tool incorporates the BIM models’ data developed during the project. These models are then visualized in immersive virtual reality, where the user can e.g. select elements, visualize and add comments and information, through an easy to use interface. To assess the satisfaction and usability of the proposed system as well as what is the potential of using it in the projects process satisfaction and usability tests were done which also lead to what improvements could be made to improve the system. In order to understand how communication and design visualization can be improved by this tool, tests were performed with, as case study, a building with two floors. With these tests we could conclude that this application can make communication and exploitation of the project thought multimodal interaction (gestures and speech), and the possibility of inserting comments makes the application helpful from the initial design phase until the final product.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents