Author(s):
Ferreira, Fábio Miguel Matos
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/11485
Origin: Repositório ISCTE
Subject(s): Educação -- Education; Ensino da programação; Modelo teórico; Intenção; Modelos de utilidade; Satisfação; Computer science education; Computer programming education; Theoretical model; Intention; Usefulness; Satisfaction
Description
Existe atualmente uma enorme dificuldade em aprender programação. Neste contexto foi realizada a presente dissertação que com base em revisão de literatura sobre os fatores dificultadores da aprendizagem de programação, nos paradigmas da programação, propõe um modelo teórico. Apresenta aqui também um estudo de estado de arte sobre o ensino da programação em Portugal fazendo um levantamento das universidades que lecionam cursos de informática. E aqui proposto e validado empiricamente um modelo que explica o nível de satisfação dos alunos, o nível de utilidade percebida e a intenção de continuar a estudar. Este modelo valida os fatores determinantes que levam a intenção de continuidade de aprender programação
There is currently a great difficulty in learning programming. In this context this master thesis presents a literature review on the programming difficulties, programing paradigms. Here it also presented the state of the art in computer science education in Portuguese universities. Based on this literature review it is proposed here a theoretical model. This theoretical model was proposed and validated empirically with university students of computer science. This model explains the determinants of satisfaction level of students. It also explains the usefulness level perceived by students. The proposed and validated model presents the drivers of students’ continuance intention in programming learning.