Author(s): Costa, Catarina ; Alturas, Bráulio
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/1168
Origin: Repositório ISCTE
Subject(s): Qualidade; Avaliação; Informação; Internet; Literacia; Subject gateways
Author(s): Costa, Catarina ; Alturas, Bráulio
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/1168
Origin: Repositório ISCTE
Subject(s): Qualidade; Avaliação; Informação; Internet; Literacia; Subject gateways
Sendo a Web considerada um dos maiores repositórios de informação do mundo contemporâneo e dada a facilidade de publicar neste ambiente, torna-se necessário dotar os utilizadores desta informação de conhecimentos que lhes permitam avaliar a sua qualidade. As competências para avaliar a qualidade dos recursos e da informação disponíveis na Internet assumem um papel relevante na literacia da informação, definida enquanto capacidade dos indivíduos para localizar, avaliar e utilizar a informação de forma efectiva. Com vista a facilitar a aquisição de conhecimentos que permitam proceder a esta avaliação tem sido divulgado um número significativo de listas de critérios e de estratégias, em diversos serviços de acesso à informação e por diversas entidades e autores. Nesta comunicação, pretende-se apresentar e discutir, com base numa revisão da literatura, os principais critérios e estratégias para avaliar a qualidade dos recursos e da informação disponível na Internet.