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A infância em rede: Media e quadros de existência infantis na sociedade em rede

Author(s): Silva, Tiago José Ferreira Lapa da

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/12331

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Psicologia do desenvolvimento -- Developmental psychology; Infância; Internet; Jogo de computador; Telemóvel


Description

A presente dissertação tem em vista a análise das modalidades de domesticação dos media por parte das crianças e as suas consequências nas reconfigurações nos quadros de existência infantis. As mudanças recentes no plano comunicacional sugerem condições transformativas dos contextos infantis, para além dos processos macrossociais reconhecidos pelas teorias da modernidade tardia. Com recurso a diversas fontes empíricas, entre inquéritos por questionário e por entrevista, a pesquisa empírica debruça-se sobre um conjunto de eixos. É introduzida uma pesquisa comparada entre países e gerações, que revela relações complexas entre coortes e internet para além das perspetivas essencialistas sobre os putativos “nativos digitais”. A análise das transformações da ecologia mediática revela que já não é possível traçar importantes diferenças sociais com base na posse de novos media como o telemóvel, o computador pessoal portátil ou o acesso à internet em casa. Verifica-se uma perda relativa da centralidade da televisão, assim como um declínio da leitura em papel, explicada, em parte, pela transformação tecnológica e domesticação digital do espaço da leitura. Por outro lado, ganham relevância a internet, os jogos multimédia e a incorporação das redes sociais online nos quotidianos infantis. Os dados demonstram ainda uma invasão pervasiva dos telemóveis nos quotidianos. As modalidades de domesticação mediática permitem distinguir um conjunto de usos sociais dos media nos quais se destacam os usos relacionais. Podemos falar numa individualização no sentido de experiências mediáticas heterogéneas e culturas mediáticas diferenciadas, que seguem os fatores idade e sexo. É argumentado que domesticação dos novos media pelas crianças veio problematizar noções estabelecidas como as de público e privado e o conceito de literacia, o que traz desafios em termos de políticas públicas e domésticas de mediação. No momento conclusivo é adiantada a proposta conceptual da emergência de uma infância em rede que, por um lado, se demarca de propostas essencialistas em torno da natividade digital das crianças, mas que, por outro, reconhece que os quadros da vida social das crianças se alteraram com o desenvolvimento do modelo comunicacional em rede (Cardoso, 2006), que trouxe consigo inovações nas modalidades de mediação e ação.

This dissertation aims at the analysis of domestication modalities of the media by children and their consequences on reconfigurations in children's frames of existence. The recent changes in the communicational domain suggest transformative conditions of children's contexts, in addition to the macro-social processes recognized by the theories of late modernity. Using various empirical sources, including surveys and interviews, empirical research focuses on a set of axes. A comparative analysis between countries and generations is introduced, which reveals complex relationships between cohorts and internet beyond essentialist perspectives on the putative "digital natives". The analysis of the transformations of the media ecology reveals that it is no longer possible to draw important social differentiations based on ownership of new media such as mobile phones, laptop personal computers or internet access at home. There is a relative decline of the centrality of television, as well as of the reading of physical books and press, which is explained, in part, by technological change and the domestication of digital reading. On the other hand, internet, multimedia games and the incorporation of online social networks in children's everyday life gain relevance. The data also display a pervasive invasion of mobile phones in daily life. The modalities of media domestication allow the distinction of a set of social uses of the media in which the relational ones stand out. Heterogeneous media experiences and different media cultures, following the factors age and gender, can be seen as the expression of the individualization process. It is argued that children’s domestication of new media defies established notions of public and private and the concept of literacy, which brings challenges in terms of public policy and domestic mediation. In the conclusive moment it is made the conceptual proposal of the emergence of a networked childhood that, on the one hand, departures from essentialist proposals around the digital nativity of children, but on the other hand, recognizes that the frames of the social life of children changed with the development of the networked communication model (Cardoso, 2006), which brought innovations in the modalities of mediation and action.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
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