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Análise das divulgações ambientais nos relatórios anuais das maiores empresas portuguesas

Author(s): Freitas, Ângela Maria Braga

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/1325

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Contabilidade ambiental; Responsabilidade social; Relato ambiental; Stakeholder; Environmental accounting; Social responsibility; Environmental report


Description

As divulgações ambientais, tanto têm a capacidade de responder à necessidade das empresas procederem a informação não financeira, como, servirem de interface entre as empresas e os stakeholders. A atitude de divulgar informação de carácter ambiental, pode ser considerada como uma actuação de responsabilidade social. O estudo empírico levado a cabo, tendo por base as maiores empresas Portuguesas, teve como objectivos: investigar qual o estádio e as práticas da divulgação ambiental e aferir sobre o impacto da implementação da directriz contabilística nº 29. Procedemos à análise de conteúdo, de relatórios de contas ou relatórios separados, das maiores empresas Portuguesas, para os anos de 2002 a 2004, tendo a recolha, de dados, sido feito, de forma a detectar o comportamento das variáveis ambientais tais como: tipo de informação fornecida, quais os meios de relato escolhidos, que aspectos de politica ambiental mencionados, quais as áreas ambientais abordadas ou que tipo de informação contabilística foi inserida nos relatórios divulgados. Duas conclusões parecem transparecer sobre os eventuais drivers que podem conduzir às divulgações ambientais nas grandes empresas, em Portugal: por um lado, o cumprimento pelo dever legal, sendo de destacar o especial relevo dado à implementação da directriz contabilística nº 29, conduzindo a que a informação ambiental seja tratada de forma algo idêntica à demais informação financeira, e por outro lado, a importância dada ao mercado financeiro, o qual desencadeia a necessidade de divulgação estratégica e voluntária, complementar à informação financeira tradicional, dirigida a um leque variado de stakeholders.

Environmental disclosures both allow companies to respond to their need to show nonfinancial information, and also serve as an interface between the companies and their stakeholders. Taking the decision to proceed with environmental disclosures can be considered an act of social responsibility. The aim of this empirical study, based on major Portuguese companies, was to investigate the scale of environmental disclosure and the practices used, and to examine the impact of implementing accounting standard number 29. We analysed the content of annual reports or separate reports of the largest Portuguese companies for the years 2002 – 2004; the collection of data was carried out in order to be able to detect the tendencies of environmental variables such as: the type of information supplied; the reports chosen; the aspects of environmental policies mentioned, the environmental topics dealt with and the type of accounting information included in the reports. Two conclusions seem emerge concerning the possible potential drivers that can lead to environmental disclosures in major companies in Portugal; on the one hand, is the notion that it is an undertaking which fulfils legal requirement – of particular importance here is the special prominence given to the implementation of the accounting standard number 29, whereby environmental information should be treated in a broadly similar fashion to other financial information; on the other hand, there is the confirmation of the highly important role played by the financial market which triggers the need for strategic and voluntary disclosure, complementary to the traditional financial information, directed towards a widely varying range of stakeholders.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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