Document details

Employer branding: fatores privilegiados num potencial empregador

Author(s): Mendes, Ana Cláudia Gomes da Silva

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/14105

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Gestão de recursos humanos; Satisfação no trabalho; Sistema de compensação; Condições de trabalho; Estudante; Ensino universitário; Employer Branding; Organizational reputation; Task Identification; Training; Worker’s compensation; Job Satisfaction


Description

Num contexto organizacional, é evidente que ter os melhores talentos pode trazer os melhores resultados. Para atrair estes talentos, as organizações têm de investir em políticas de Employer Branding e devem estar conscientes do que atrai um candidato a uma organização. Esta investigação foca-se no estudo dos fatores que os estudantes universitários e recém-graduados valorizam quando pensam num potencial empregador e como a reputação organizacional pode influenciar esta escolha. Este estudo foi baseado em três instrumentos: os Key Attributes of Employer Brand Image in Graduate Recruitment (Knox, S., Freeman, C., 2006), o Work Design Questionnaire (Morgeson & Humphrey, 2006) e o Reputation Quotient (Fombrun, Gardberg e Sever, 2013). O questionário baseado nestes instrumentos foi aplicado a uma amostra de 154 estudantes universitários e recém-graduados. Baseado nos resultados, conclui-se que um salário elevado e uma organização prestigiante em conjunto com boas condições de trabalho e ambiente e identificação com a tarefa, explicam um bom lugar para trabalhar, mediando estas relações a reputação organizacional. Foi igualmente concluído que são os mais jovens que valorizam mais a identificação com a tarefa e a variedade de tarefas. Foi também demonstrado que existem algumas diferenças significativas em certos fatores entre homens e mulheres. As mulheres tendem a valorizar mais o apoio social, a formação, a identificação com a tarefa e trabalhar com relativamente baixos níveis de stress do que os homens. Finalmente, este estudo conclui que os estudantes e recém-graduados valorizam mais a formação e oportunidades de progressão na carreira do que um salário elevado.

In an organizational context, it is clear that having the best talent workforce can bring the best results. To attract this talent workforce, organizations must invest on Employer Branding policies and should be aware of what attracts a candidate to an organization. This research focuses on the study of the factors that university students and recent graduates value when they think of a potential employer and how organizational reputation can influence their choice. This study was based on three instruments: the Key Attributes of Employer Brand Image in Graduate Recruitment (Knox, S., Freeman, C., 2006), the Work Design Questionnaire (Morgeson & Humphrey, 2006) and the Reputation Quotient (Fombrun, Gardberg and Sever, 2013). The questionnaire based on these instruments was applied to a sample of 154 university students and recent graduates. Based on the results, it can be concluded that a high salary and a prestigious organization, together with good work conditions and task identity explain a great place to work, while the organization reputation mediates these relationships. It was also concluded that the youngest are the ones that value task identification and work variety the most. It was also demonstrated that there are some significant diferences in certain factors between men and women. Women tend to value more social support, training, task identity and working with relatively low levels of stress. Finally, this study concludes that university students and recent graduates value more training and career progression opportunities than a high salary.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents