Document details

Educação escolar inclusiva:perspectivas dos professores de 1º ciclo do ensino básico de alunos com necessidades educativas especiais

Author(s): Portela, Alexandra de Oliveira

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/14944

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Educação inclusiva; Necessidades educativas especiais; Ensino básico; Integração escolar; Educação; Inclusão escolar; Educação especial; Education; Inclusive education; Special educational; Special educational needs; Basic education


Description

No âmbito do mestrado em Educação e Sociedade esta dissertação visa, a partir de um estudo de caso, conhecer as representações dos professores face a alunos com necessidades educativas especiais. Com o intuito de aprofundar teoricamente esta temática problematizou-se os conceitos de necessidades educativas especiais, educação especial, integração e inclusão escolar. Observam-se fatores como experiência docente, anos de serviço e formação especializada, comparando as respostas de docentes e não docentes e verificando se há variações de ideias relativamente à perceção de alunos com necessidades educativas especiais. Seguidamente dá-se relevância às necessidades e desafios sentidos, percebendo se os professores se sentem preparados para lidar com as questões da inclusão escolar. Analisam-se as dimensões mais organizacionais, tentando compreender que recursos existem na escola e quais são as articulações com outros colegas na resposta às necessidades educativas dos alunos com NEE. Conclui-se que, independentemente dos anos de serviço, da experiência profissional e da formação especializada dos professores titulares de turma, a inclusão dos alunos no espaço escolar e a heterogeneidade do grupo consistem num grande desafio para os técnicos profissionais da educação.

In the scope of the Master's degree in Education and Society this dissertation aims, from a case study, to know the teachers thoughts regarding students with special educational needs. In order to deepen this topic theoretically, the concepts of special educational needs, special education, integration and school inclusion were problematized. Factors such as teaching experience, years of service and specialized training are observed, comparing the responses of teachers and non-teachers, verifying if there are variations of ideas regarding the perception of students with special educational needs. Relevance is given to the needs and challenges felt, realizing if the teachers feel prepared to deal with the issues of school inclusion. Organizational dimensions are analyzed to understand what resources exist in schools, and what are the articulations between colleagues in the response to the educational needs of students with NEE. It is concluded, that regardless of years of service, professional experience and specialized training of class teachers, the inclusion of students in school and the heterogeneity of the group are a great challenge for professional education technicians.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents