Author(s):
Coutinho, Miguel Rodrigues de Passos Dias
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/15292
Origin: Repositório ISCTE
Subject(s): Cidade; Aeroporto; Globalização; Zona ribeirinha; Espaço público; Mobilidade; Alenquer; Lisboa; Novo Aeroporto de Lisboa; Airport; Globalizaton; City; New Lisbon Airport
Description
O aeroporto ocupa um lugar central na sociedade contemporânea globalizada. Esta centralidade é artculada por dimensões distntas que, no seu conjunto, contribuem para a imagem do aeroporto: arquitectónica, tecnológica, social, cultural, entre outras. Esta investgação pretende interrogar de que modo estas dimensões projectam imagens diversifcadas, não só do aeroporto enquanto lugar abstracto, como também do território onde se inscrevem estas mega-estruturas. Deste modo, discutr-se-á o aeroporto enquanto veículo do fenómeno de globalização que tem vindo a desenhar uma nova geografa de distância e proximidade da cidade contemporânea. Finalmente, esta dissertação pretende reflectir, a partir do processo de deliberação do Novo Aeroporto de Lisboa no concelho de Alenquer, sobre o facto de a mera possibilidade de construção de um aeroporto em determinado lugar ser o suficiente para condicionar todo o desenvolvimento desse território.
The airport holds a central positon within contemporary globalized societes. This centrality is artculated through different dimensions that together make up the image of the airport: architectonic, technological, social, cultural dimensions, amongst others. This dissertaton interrogates the extent to which these dimensions project diversifed images, not only of the airport as an abstract place, but also of the territory where these mega-structures are inscribed. In doing so, this research will discuss the airport as a driver of globalizaton, a phenomenon that has drawn a new geography of distance and proximity for the contemporary city. Lastly, taking the case of the deliberaton of the New Lisbon Airport in Alenquer, this dissertaton wishes to reflect on the fact that the sheer possibility of constructng an airport is sufcient to conditon the entre development process of that territory.