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Caso pedagógico: Óbidos, Lourinhã e o "Place Marketing"

Author(s): Pedro, Filipa Sofia da Silva

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/15437

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Marketing estratégico; Desenvolvimento regional; Política regional comunitária; Marketing das cidades; Valor da marca; Turismo; Caso pedagógico; Lourinhã Lisboa; Óbidos Leiria; Place branding; Place marketing; Strategy; Product; Target


Description

Nos últimos anos muito se tem ouvido falar da Marca Portugal, e da implementação da mesma pelos sucessivos governos. Quer através de campanhas promocionais como forma de atrair turistas, quer através de um conjunto de medidas que visam a captação de novos investidores e de novos residentes. Não sendo, menos verdade que também muitas regiões, cidades e vilas portuguesas a muito têm o mesmo tipo de preocupações e que tem vindo a desenvolver um conjunto políticas e iniciativas com objetivo de potenciar e desenvolver o seu crescimento em termos económicos, sociais e até culturais. É caso da vila de Óbidos, um caso de reconhecido sucesso no nosso país. Este caso pedagógico insere-se nesta problemática, nomeadamente sobre o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Óbidos com o intuito de retirar aprendizagens e diretrizes que possam ser aplicadas em outras vilas e cidades, neste caso em concreto, à vila da Lourinhã. De forma a contextualizar e facilitar o entendimento sobre a temática em estudo e para um maior entendimento sobre o tema irá ser apresentada uma abordagem teórica sobre o tema Place Branding e Place Marketing com base em três vetores a Estratégia, Produto e Público-Alvo. O cariz pedagógico é justificado não só pela importância que o tema assume no desenvolvimento local, regional, nacional e até internacional. Mas também pelo intuito de fomentar um olhar mais crítico sobre os locais em que nascemos, crescemos e vivemos. Porque todos nós diretamente ou indiretamente somos intervenientes neste processo.

In recent years much has been heard of the Portugal Brand, and the implementation of it by successive governments. Whether through promotional campaigns as a way to attract tourists or through a set of measures aimed at attracting new investors and new residents. It is not untrue that many Portuguese regions, towns and villages also have the same kind of concerns and have been developing a set of policies and initiatives aimed at enhancing and developing their growth in economic, social and even cultural terms . It is a case of the town of Óbidos, a case of recognized success in our country. This pedagogical case is part of this problem, in particular on the work carried out by the Municipal Council of Óbidos with the aim of removing learning and guidelines that can be applied in other towns and cities, in this case in particular, the town of Lourinhã. In order to contextualize and facilitate the understanding about the theme under study and for a greater understanding about the theme, a theoretical approach will be presented on the theme Place Branding and Place Marketing based on three vectors: Strategy, Product and Target. The pedagogical aspect is justified not only by the importance that the theme assumes in local, regional, national and even international development. But also in order to foster a more critical look at the places where we are born, grow and live. Because we are all directly or indirectly involved in this process.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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