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A articulação entre os professores titulares do 1º Ciclo do Ensino Básico e os professores das atividades de enriquecimento curricular: estudo de caso no agrupamento de escolas S. João da Talha

Author(s): Prelhaz, Ana Rita da Costa

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/15559

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Educação; Ensino básico; Professor; Gestão escolar; Interdisciplinaridade; Portugal; Elementary school; Coordinators; Teachers; Extracurricular activities; Curricular articulation


Description

A Escola a Tempo Inteiro é nos dias de hoje, cada vez mais, uma realidade na vida escolar dos alunos do 1º Ciclo, do Ensino Básico. Associadas a este projeto, surgiram as Atividades de Enriquecimento Curricular, que englobam diversos professores, de diversas áreas. Com este crescimento de áreas disciplinares é esperado que se desenvolva entre docentes titulares e de AEC uma interdisciplinaridade, partilha e articulação curricular, contribuindo para o aumento de múltiplas competências e das capacidades cognitivas e motoras dos alunos. Por conseguinte, o principal objetivo deste estudo é identificar o tipo e formas de relação, comunicação e articulação, estabelecidas entre ambos. Desta forma, foi realizado um estudo de caso no Agrupamento de S. João da Talha, onde foi usada uma metodologia de investigação qualitativa com base em entrevistas semiestruturadas a coordenadores de escola e coordenadores de AEC, professores titulares e professores de AEC e análise documental. Com base numa análise dimensional, pode-se concluir que a administração escolar fomenta a interação e o trabalho entre docentes e entre estes e os professores das AEC e os próprios procuram cada vez mais realizar um trabalho conjunto com as AEC, não só nas festividades anuais, mas ao longo do ano.

Full-time attendance at an Elementary School has been an upcoming reality for our students having emerged Extracurricular Activities, which include a wide variety of teachers of different subjects. With the growing number of subjects in Elementary School it is expected that Extracurricular teachers and Elementary School teachers develop a sense of curriculum articulation, thus increasing students´ cognitive and motor skills. The main objective of this study is to identify the types and forms of relationship, communication and articulation established between both – Extracurricular and Elementary School teachers. Therefore, a case study was carried out in the schools of São João da Talha, where a qualitative research methodology was used based on semi-structured interviews with school Principals and General Coordinators of Extracurricular Activities, Elementary School teachers, Extracurricular Teachers as well as document analysis. Based on a dimensional analysis, it can be concluded that school administration promotes interaction and curriculum articulation between Elementary School teachers and Extracurricular teachers. Furthermore, Elementary School teachers are constantly seeking to articulate with Extracurricular teachers not only for annual festivities but also throughout the year.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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