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Análise de portfólio de compras: estudo de caso

Author(s): Ferreira, Diogo Henrique Pinto de Sousa

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/15845

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Gestão de empresas; Gestão de compras; Portfólio; Indústria alimentar; Análise estratégica; Procurement; Purchasing portfolio; Kraljic Matrix; Purchasing strategy


Description

A importância do tema compras tem crescido dentro das empresas, à medida que estas começaram a constatar os possíveis ganhos económicos associados à melhoria dos processos de compras e das relações com os fornecedores. Isso implicou uma mudança de perspetiva, passando a encarar-se esta área como estratégica e não apenas operacional. Neste contexto, é objetivo da presente dissertação, a análise da estratégia de compras da Empresa e ao seu Portfólio de compras, com vista ao desenvolvimento de recomendações que permitam reduzir os custos com compras, tendo em conta a vertente estratégica da compra e não a vertente operacional. A metodologia usada foi o estudo de caso de uma empresa do setor alimentar adotando o Modelo de Kraljic, uma ferramenta para análise de portfólio de compras que permite recomendações estratégicas com base na categorização dos itens. Os dados foram recolhidos por intermédio de entrevistas ao Diretor de Compras da empresa em estudo bem como através da análise de documentação. Posteriormente foi analisada a política de compras, a multiplicidade de itens comprados e a base de fornecedores e as relações existentes. Os resultados permitiram verificar o desempenho da empresa ao nível das compras, esta que se encontra, na grande maioria dos itens, dependente dos fornecedores, sendo as exigências de qualidade o principal motivo dessa dependência. Foram propostas recomendações estratégicas para cada uma das famílias de itens, de modo a que possa ser mitigado o risco de abastecimento, sempre com vista á redução de custos e garantia do abastecimento.

The importance of the purchasing theme has grown within businesses, as soon as the companies began to observe the possible economic gains associated with improving this department at the level of processes and relationships with suppliers. This implied a paradigm shift, with companies starting to face this area as strategic and not just as operational. It represents an evolution of the term "purchasing" for a new and broader concept, "procurement". In this context, it is the objective of this dissertation to analyze the company's purchasing strategy and its purchasing portfolio, and to develop recommendations to reduce purchasing costs, taking into account the strategic perspective of purchase and not the operational one. The methodology used was the case study and was adopted the Kaljic Model, a tool for purchasing portfolio analysis that allows strategic recommendations based on the categorization of items. The data was collected through interviews with the company's purchasing director as well as through the analysis of documentation. It was subsequently analyzed the purchasing policy, the supplier base and the existing relationships and the multiplicity of purchased items. The results have allowed to verify the company's purchasing performance, which is, for the majority of the items, dependent on the items' suppliers. The quality requirements are the main reason for this dependency. Strategic recommendations have been proposed for each of the items' families, so that the risk of supply can be mitigated, always with the purpose of reducing costs and ensuring supply.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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