Document details

O desenvolvimento de competências de literacia financeira em populações vulneráveis: um projeto de intervenção com alunos de cursos EFA em Odivelas

Author(s): Lavoura, Rui Filipe de Melo

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/16042

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Inovação industrial; Indústria automóvel; Automóvel; Financial literacy; Financial training; Vulnerable groups; Project methodology; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

Nos últimos anos, a literacia financeira tem ganho maior relevo junto dos governos e das organizações nacionais e internacionais pela necessidade de melhorar o conhecimento e as competências fundamentais dos consumidores no domínio financeiro, para que façam ma gestão das suas finanças pessoais de forma mais adequada. O Plano Nacional de Formação Financeira surgiu em 2011, para adotar uma estratégia nacional de formação financeira e para congregar todos os atores sociais que estão comprometidos em responder ao desafio de formar as pessoas no domínio financeiro. As linhas de orientação do Plano Nacional para o quinquénio 2016-2020 definem como prioridade desenvolver ações junto de grupos vulneráveis, tais como desempregados, imigrantes, reformados com pouco rendimentos, jovens sem escolaridade obrigatória e pessoas com necessidades especiais. O projeto de formação financeira junto dos alunos dos cursos de Educação e Formação de Adultos (cursos EFA) da Escola Secundária Adelaide Cabette, em Odivelas, trata-se de um projeto de investigação-ação que leva o seu promotor a contribuir para a melhoria da literacia financeira de grupos vulneráveis através de ações de formação financeira. O modo como devem ser desenvolvidos projetos de intervenção visando a melhoria das competências de literacia financeira de populações adultas menos escolarizadas e mais desfavorecidas em termos socioeconómicos não é ainda consensual, assim como não está estabelecido o modo como essas ações devem ser avaliadas, nomeadamente no que diz respeito à sua eficácia. Este projeto poderá ajudar no desenho e implementação de outros projetos de literacia financeira junto de populações adultas vulneráveis mesmo em contextos diferentes do ambiente escolar.

In recent years, financial literacy has gained even more prominence and importance among governments and national and international organizations in order to improve financial knowledge and fundamental skills of consumers so that a more efficient manage of their personal finances, can be done. The National Financial Training Plan was launched in 2011 to adopt a national financial training strategy and to gather all the social actors who are committed to the challenge of training people in the financial domain. The guidelines of the National Plan for the 2016-2020 quinquennium define as a priority to develop actions among vulnerable groups, such as the unemployed, immigrants, low-income retirees, young people with no regular education and people with special needs. The project of financial education for the students of the courses of Adult Education and Training (EFA courses) of Adelaide Cabette High School in Odivelas, is an actionresearch project that leads its promoter to contribute to the improvement of the financial literacy of vulnerable groups through financial training actions. The way in which intervention projects should be developed so that to improve the financial literacy skills of less educated and disadvantaged adult populations in socioeconomic terms is not consensual, til the present days, as well as it is not established how these actions should be evaluated, for instance concerning their effectiveness. This project may be a helpful tool in the conception and implementation of other financial literacy projects among vulnerable adult populations even in different contexts from the school environment.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ávila, Patrícia
Contributor(s) Lavoura, Rui Filipe de Melo
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