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Sistema de gestão de performance e desempenho numa consultora de engenharia

Author(s): Barbosa, Miguel Bruno Valongo Pimenta

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/17676

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Organizações; Competitividade; Estratégia organizacional; Desenvolvimento dos recursos humanos; Avaliação do desempenho; Gestão de recursos humanos; Trabalho de projeto; Performance management; Performance appraisal; Balanced scorecard; Management control; Human resource management


Description

No atual panorama nacional e internacional onde se experiência uma constante instabilidade nos mercados, muitas organizações sentem-se compelidas em criar melhores estratégias para se manterem competitivas e rentáveis. Neste contexto uma das suas maiores valias são as suas pessoas. Desta forma, o definir processo, alinhar estratégias e medir o desempenho torna-se vital para uma tomada de decisão mais assertiva. Assim, o objeto central deste trabalho é conceber um modelo de gestão de performance e de desempenho que faculte à gestão de topo um maior alinhamento estratégico assim como, potenciar o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, ajudando assim a Prospectiva, S.A, Consultora de Serviços de Engenharia que é, a continuar a prestar um serviço de excelência aos seus clientes. Com este trabalho foram elaborados um BSC Corporativo e outros dois departamentais que servirão como modelos experimentais visando futuramente a aplicação a toda a organização. Por outro lado, também foram desenvolvidos os perfis profissionais, assim como, um manual de gestão e avaliação de desempenho que servirão de apoio ao modelo de gestão e avaliação de desempenho, incluindo as respetivas fichas de avaliação e de desenvolvimento pessoal. Como principal resultado obtém-se um conjunto de ferramentas que permitirão o alinhamento estratégico entre a organização, os departamentos e as pessoas.

In the current national and international scenario where, market instability is a constant, many organizations feel compelled to create better strategies to remain competitive and profitable. In this context one of their greatest assets are their people. Thus, defining the process, aligning strategies and measuring performance becomes vital for a more assertive decision-making. Therefore, the main goal of this work was to design a performance management and appraisal model that would enable top management to achieve greater strategic alignment as well as to boost the professional development of its employees, thus helping Prospectiva, SA, as an Engineering Services Consulting Company that is, to continue to provide a service of excellence to its clients. With this project a Corporate, as well as two departmental BSC were developed in order to serve as experimental model. The objective being that in future it will be applied to the whole organization. In addition, professional profiles were also developed, as well as a performance management manual that will support the performance management and appraisal model, including the respective evaluation and personal development sheets. What is obtained as main result, is a set of tools that will allow the strategic alignment among the organization, the departments and the people.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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