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Museus, educação e multiculturalismo: um estudo de caso

Author(s): Domingues, Susana Isabel Antunes

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/1774

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Museus; Educação; Multiculturalismo; Globalização; Arte; Museums; Education; Multiculturalism; Globalization; Art


Description

A presente dissertação pretende contribuir para a análise das temáticas relacionadas com os museus, educação e multiculturalismo. A partir de duas iniciativas promovidas pela Fundação Calouste Gulbenkian: a exposição Looking Both Ways. Das Esquinas do Olhar. Arte da Diáspora Africana Contemporânea, em 2005 e Fórum Cultural O Estado do Mundo - Plataforma 2, em 2006/2007. No que toca à última iniciativa focamo-nos no programa Transfert e no programa Jardim do Mundo. Partindo da análise deste caso prático, foi nosso objectivo compreender de que forma os museus abordam a questão do multiculturalismo. A exposição Looking Both Ways. Das Esquinas do Olhar. Arte da Diáspora Africana Contemporânea focou trabalhos de artistas africanos onde se evidenciavam as influências pessoais de cada um. O projecto ARTAFRICA desempenhou aqui um papel fundamental. O Fórum Cultural O Estado do Mundo - Plataforma 2 promoveu por um lado a fruição de objectos de arte noutros espaços que não os museus – Tranfert; por outro, desenvolveu uma iniciativa integrando elementos de grupos minoritários – Jardim do Mundo. Adicionalmente, foi nosso objectivo reflectir sobre a pertinência de um projecto educativo neste género de iniciativas centrando-nos na figura central do educador enquanto mediador. Analisamos também os termos multiculturalismo e interculturalismo dentro do contexto museológico. Por fim, concluímos que os museus do século XXI que incluem na sua programação as temáticas do multiculturalismo parecem tender para centros culturais.

This thesis aims to contribute to the analysis of issues related to the museums, education and multiculturalism. Two initiatives promoted by the Calouste Gulbenkian Foundation were selected, the exhibition Looking Both Ways. Das Esquinas do Olhar. Arte da Diáspora Africana Contemporânea, in 2005 and Fórum Cultural O Estado do Mundo - Plataforma 2 in 2006/2007. Regarding the latest initiative, the focus was on the Transfer and the Jardim do Mundo programs. Starting from the analysis of this case study, our goal was to see how the museums address the issue of multiculturalism. The exhibition Looking Both Ways. Das Esquinas do Olhar. Arte da Diáspora Africana Contemporânea was very focused on the various influences of artists and the resulting change in the concept of art. The project ARTAFRICA played a key role here. The Fórum Cultural O Estado do Mundo - Plataforma 2 promoted, on one hand, the enjoyment of works of art in other areas other than museums – Tranfert; on the other hand, has developed an initiative incorporating elements of minority groups – Jardim do Mundo. Additionally, our goal was to think about the relevance of an educational project in this kind of initiatives, focusing particularly on the central figure of the educator as a mediator. We also look the suitability of the word multiculturalism and interculturalism in this context and conclude that the museums of the century XXI tend to cultural centers.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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