Document details

Som, audiência e arquivo: a RDP África como case study

Author(s): Jordão, Ana Cristina Rosário

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/1893

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Audiência; Arquivo; Media; Rádio; Som; Audiences; Archive; Media; Radio; Sound


Description

No contexto do som enquanto corpus da rádio importa saber qual a relevância e o tratamento que é dado na RDP África, estação de rádio do Grupo RTP, à produção diária de sons tomando-se estes como uma mais valia para a produção radiofónica futura e para a própria história da radiodifusão em Portugal ao mesmo tempo que se avalia até que ponto a produção sonora da mesma estação está relacionada com a sua audiência particularmente situada nos países africanos de língua oficial portuguesa tendo em conta que em África, particularmente na África lusófona, o rádio continua a ser o medium comunicacional mais acessível à maior parte da camada populacional. Portadora de características particulares, características essas presentes na génese da sua criação, a RDP África tornou-se um objecto de estudo interessante do ponto de vista analítico acima de tudo pela multiplicidade de povos a que se dirige mas também pela diversidade de elementos que a compõem. Este pressuposto foi o ponto de partida para se aferir da importância dada aos registos sonoros «fabricados» pela estação, a sua elaboração e a forma como são usados e trabalhados. A relevância, ou não, conferida ao arquivo sonoro dos conteúdos produzidos pela RDP África é também abordada neste trabalho nomeadamente saber da sua utilidade no trabalho diário da estação e/ou para utilizadores externos. E porque as audiências são criativas, atentas e reflexivas, neste trabalho, olha-se também para a influência das audiências na programação e informação da RDP África já que a rádio forma a opinião pública no domínio privado.

In the context of sound while corpus of radio its important to know the relevance and the treatment given by RDP Africa, radio station of RTP Group, to the daily production of sounds considering them a plus to the future radio production and for the history, herself, of radio in Portugal. At the same time we avail the relation between the sound production of that radio station and the listeners specially located in African countries with portuguese official language if we considerer that in Africa, particularly in that specific Africa, the radio continues to be the communication medium more accessible to the most part of population. Possessing special characteristics, presents in their origin, the RDP Africa became an interesting study object, from analytic point of view, above al because the multiplicity of people’s listeners but also by the diversity of elements that works in the radio station. This presupposition was the starting point to understand the importance given to the sound records produced by the station, her elaboration and the way how they are used and worked. The relevance, or not, given to the content of sound archive produced by RDP Africa is also approached in this work namely knowing about their utility in the diary labour of the radio station and/or for external utilization. And because audiences are creative’s, reflexive’s and in permanent state of watchfulness in this work we also look to the influence of audiences in the programmes and information produced by RDP Africa considering that the radio form the public opinion in the private dominion.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents