Document details

Identidade étnica e estratégias de aculturação em contextos multiculturais: estudos com crianças e agentes socializadores

Author(s): Carvalho, Luísa Manuela da Costa Ramos de

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/2392

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Identidade étnica; Socialização étnica; Infância; Estratégias de aculturação; Ethnic identity; Acculturation; Socialization; Familial


Description

Esta dissertação visou a compreensão da identidade étnica das crianças de minorias étnicas e de factores determinantes da sua socialização. Relativamente à identidade étnica, verificámos que as crianças de origem africana, comparativamente com as lusas, se descreviam utilizando mais atributos sociais que pessoais. No Estudo 2 observámos que as crianças tendiam a comportar-se de acordo com o desejo dos pais de que elas fossem cabo-verdianas ou portuguesas, associação mediada pela sua identidade étnica. No Estudo 3 constatámos que o insucesso escolar das crianças de origem africana variava em função da sua identidade étnica e com a composição étnica da escola que frequentavam. Observámos uma interacção entre a identidade étnica e a composição étnica da escola sobre o sucesso escolar. Ao analisar a socialização étnica, através do pensamento dos professores e dos pais sobre a etnicidade e a educação das crianças identificámos, no Estudo 4, quatro conjuntos distintos de ideias. Observámos que as mães brancas se distinguiam das negras na defesa de ideias menos tradicionais, e que a formação multicultural e a composição étnica da turma que leccionam diferenciavam as ideias dos professores. No Estudo 5, constatámos a relação entre a identidade étnica materna e as suas crenças sobre socialização étnica. No Estudo 6, observámos que os professores descreviam os alunos de origem africana de uma forma estereotípica. Nas conclusões discutimos a complexidade e dinâmica da identidade étnica na infância e a especificidade do processo de socialização das crianças de origem africana tanto na família como na escola.

The first objective of this thesis was to analyse the role of the ethnic identity of children of African origin. Three studies were carried out for this effect. In Study 1 it has been found that black children describe themselves using more social attributes than personal ones, and those attributes are more negative than positive when compared to responses from white children. In Study 2 it has been found that the Cape-Verde an children investigated behaved according to the social identity that they had perceived to be the wished one by their parents. In Study 3 it has been found that for the black children investigated the level of their achievement in school is dependent on their ethnic identity and on the ethnic mix in their school. The second objective of this thesis was to characterise what the teachers and the parents thought about issues connected with ethnicity and children’s education. In Parts 4 and 5 of this thesis the educational beliefs of the teachers and of the mothers of black and white children, are characterised through identification of the differences in their educational thinking and through the understanding of the thinking of the mothers as a function of their ethnic identity. In Part 6, the stereotypes that the teachers investigated have in relation to children of African origin, have been characterised. In conclusion, the results of the studies carried out and described in this thesis help the better understanding of the way children from ethnic minorities develop and integrate in the wider society they live in.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents