Author(s):
Estêvão, Sara Velez
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/2488
Origin: Repositório ISCTE
Subject(s): design; comunicação; mediação; Vilém Flusser; design de comunicação; design gráfico; teoria do design; sociologia do design; communication; mediation; communication design; graphic design; design theory; theory of design; sociology of communication
Description
Esta tese tem como problemática o design e as considerações teóricas que este fenómeno mereceu em Vilém Flusser, um destacado autor que associou a reflexão sobre cultura cmediationom a tecnologia, o design e a comunicação. Nos textos de Flusser, a abordagem ao problema do mundo cultural, mais especificamente dos objectos técnicos, da comunicação humana, das imagens técnicas e, a estes associado, do design, revela a função dialógica destes em constante confronto com a sua condição de objecto. O design, enquanto forma cultural de presença ubíqua na comunicação contemporânea assenta em objectos técnicos, assume características das imagens técnicas definidas por Flusser e, como tal, considera-se, depara-se ontologicamente com questões idênticas às levantadas por Flusser nos seus textos.
The present dissertation has as main problem, design and the theoretical concepts of Vilém Flusser on this phenomenon. Flusser, a distinguished author, connected the thougt on culture with design and communication. In his work, the approach to the cultural world problem - more specifically of the technical objects, human communication, technical images and the design associated to these – reveals their dialogic function, in permanent confrontation with their condition as objects. Design, being a cultural form ubiquitous in contemporary communication, resides in technical objects, assumes characteristics of the technical images defined by Flusser and, as such, in our view, faces ontological questions identical to the ones raised by Flusser in his texts.