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Marketing de lugares: a Feira Internacional da Amazônia – FIAM como estratégia de marketing para o desenvolvimento regional do Pólo Industrial de Manaus – Pim e da Amazônia

Author(s): Barroso, Blenda Shelita Naice Abrahão

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/2825

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Marketing de lugares; Feira Internacional; Desenvolvimento Regional; Amazônia; Marketing places; International Fair; Regional Development; Amazon


Description

O objetivo geral dessa dissertação foi analisar a função do marketing de lugares como ferramenta na condução de estratégias para o desenvolvimento regional. Para isso objetivouse especificamente: Definir como o marketing de lugares aplicado ao desenvolvimento regional pode contribuir para uma gestão cooperativa de alta performance nos negócios públicos regionais; identificar como os resultados advindos das cinco edições da FIAM contribuem para o desenvolvimento regional em termos de visitantes, expositores e rodada de negócios; descrever como a SUFRAMA, propõe ações voltadas para o desenvolvimento regional, destacando o papel estratégico dessa autarquia no desenvolvimento da Amazônia e demonstrar a função do marketing de lugares para a SUFRAMA, como ferramenta na condução de estratégias para o desenvolvimento regional. Trata-se de um estudo de caso, que envolveu uma pesquisa bibliográfica e levantamento documental, utilizando-se do método dedutivo. O estudo de caso que foi realizado no Departamento de Comunicação e Marketing da SUFRAMA. Ao final da pesquisa concluiu-se que as feiras realizadas até o momento têm contribuído bastante em termos de expositores e rodada de negócios para a região: a I FIAM atingiu a marca de US$ 1,6 milhões. A II FIAM registrou o valor de US$ 2,3 milhões. A III FIAM atingiu a marca de US$ 7,5 milhões. A IV FIAM conseguiu atingir o valor de US$ 9,6 milhões e a V FIAM atingiu o valor de US$ 11,4 milhões, superando todas as edições anteriores, comprovando-se ainda que os valores referentes às rodadas de negócios, vêm aumentado a cada edição da FIAM.

The objective of this dissertation was to analyze the marketing function of places as a tool in the conduct of strategies for regional development. For this objective to specifically: Define how the marketing of places applied to regional development can contribute to a cooperative management of high performance in public affairs regional identify how the results derived from the five editions of FIAM contribute to regional development in terms of visitors, exhibitors and business roundtables; describe how SUFRAMA proposes actions for regional development, highlighting the strategic role that authority in the development of the Amazon and demonstrate the role of marketing posts for SUFRAMA as a tool in the conduct of strategies for regional development. This is a case study, which involved a literature search and document inventory, using the deductive method. The case study that was conducted at SUFRAMA’s Department of Communication and Marketing. At the end of the study concluded that the fairs held so far have contributed a lot in terms of exhibitors and business roundtable for the region: the first FIAM peaked at $ 1.6 million. The second FIAM recorded the amount of $ 2.3 million. The third FIAM peaked at $ 7.5 million. The fourth FIAM achieved the amount of $ 9.6 million and the fifth FIAM reached $ 11.4 million, surpassing all previous editions, proving that the figures relating to business meetings have increased each issue of FIAM.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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