Document details

Vantagens e/ou desvantagens do outsourcing de testes aplicacionais para o cliente

Author(s): Pereira, Vânia Marina Paulos

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/2872

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Outsourcing; Prestação de serviços; Testes de software; Certificação de aplicações; Rendering services; Software tests; Certification applications


Description

A evolução tecnológica das últimas décadas generalizou a substituição ou o suporte aos processos das empresas através de aplicações de software. Em resposta a essa evolução é cada vez mais relevante a preocupação com a qualidade do software e por esse motivo aumenta a importância e consequente necessidade de profissionalização da certificação aplicacional. Tendo em consideração o que foi dito anteriormente, esta dissertação irá abordar o tema “vantagens e/ou desvantagens do serviço de outsourcing de certificação aplicacional para o cliente”. Este projecto surgiu no âmbito do Mestrado em Informática e Gestão e uma das motivações para a escolha do tema foi o facto de a autora estar inserida numa equipa prestadora de serviços de outsourcing de certificação aplicacional. Como metodologia de investigação foi efectuado um estudo dedutivo que teve o apoio de entrevistas semi-directivas, que incidiram sobre dois serviços de outsourcing de certificação de aplicações em empresas distintas. Foi possível contar com a participação dos Gestores dos Serviços nos clientes em estudo e do responsável da área do outsourcing, na empresa E (Portugal). Os objectivos que se destacam neste trabalho traduzem-se em identificar quais as motivações que levaram o cliente a contratar um serviço de outsourcing e a existência ou não de vantagens e/ou riscos associadas a essa contratação. Os resultados mostraram que a principal motivação do cliente, na contratação deste serviço é garantir a qualidade do software, que se traduz numa das vantagens adquiridas. Outra vantagem é o rigor e o uso de metodologias da parte do outsourcer. Não foram encontradas desvantagens em relação ao serviço prestado, no entanto serão descritas algumas das dificuldades encontradas pelo cliente e pelo outsourcer.

The technological development of recent decades has caused widespread replacement or support to business processes through software applications. In response to these developments, software quality has become an increasingly important concern and therefore a professional application certification is needed. Taking into account what was said earlier, this dissertation will address the topic "advantages and / or disadvantages of outsourcing software testing services in the customers view." This project arose as part of the Masters in Information Technology and Management and the reason for the chosen topic was the author being presently involved in an outsourced software testing service. As a research methodology, a deductive study was used supported by semi-directive interviews. This study focused on two outsourcing application certification services in different companies. These interviews include clients Service Managers as well as company E‟s director for outsourcing services in Portugal. The objectives of this dissertation are identifying the main motivations and the possible advantages and/or risks for a customer of outsourced application certification services. The results showed that the main motivation of the client, in hiring this service is to ensure the quality of software which translates as one of the advantages gained. Another advantage is the accuracy and use of methodologies from the outsourcer. In this dissertation there were no disadvantages identified in the service rendered, however some of the difficulties encountered by the customer and the outsourcer are described.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents