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Revisão dos critérios do sistema de avaliação de desempenho na MAPFRE

Author(s): Martins, Beatriz Salomé Rodrigues

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/3041

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Avaliação de desempenho; Performance assessment; Formação; Avaliador; Training; Improvement measures; Medidas de melhoria


Description

O presente projecto tem como principal objectivo a revisão dos critérios do sistema de avaliação de desempenho na empresa MAPFRE. Para tal, foi importante, numa primeira fase, estudar e perceber o que é afinal a avaliação de desempenho. Assim, começou-se por compreender e desenvolver o verdadeiro conceito de avaliação de desempenho (de acordo com diversos autores), quais os seus objectivos, componentes e os erros a que este sistema está sujeito. Após esta primeira etapa partiu-se para o projecto propriamente dito onde foram recolhidos alguns dados necessários da empresa para poderem ser analisados, de forma a obtermos resultados concretos relativamente ao problema existente. Com efeito, foram recolhidas informações concretas a nível do sistema de avaliação de desempenho e da organização da própria empresa através de manuais existentes na MAPFRE e de uma pequena apresentação realizada por colaboradores do departamento de Recursos Humanos. Tembém foram recolhidas as ponderações atribuídas aos colaboradores, por item, e, por fim, foram efectuadas entrevistas a 8 colaboradores (4 chefes e 4 chefiados). Assim, os dados foram analisados estatisticamente através do cálculo da média e desvio padrão, análise factorial, correlação item total se item apagado e realização de entrevistas (para obtermos uma maior percepção da opinião dos utilizadores relativamente ao sistema). É, então, nesta altura que nos deparamos com os erros cometidos na avaliação de desempenho bem como os critérios utilizados que poderão, posteriormente, ter de sofrer alterações. Por fim, proposemos algumas medidas de melhoramento, quer através de novos critérios, novas formas de avaliação quer a nível da formação dos avaliadores e avaliados.

The main objective of this project is to revise the performance assessment system’s standards for MAPFRE. In order to do so, the fundamental starting point was to develop a deeper understanding of the conceptual meaning of performance assessment. Thus, the aim of this was to understand and develop the true concept of performance assessment (as per several authors), which are its objectives, components and the intrinsic errors to which this system is subject to. After this first stage, workings on the actual project commenced, by undertaking research and data gathering regarding the company, so that data analysis could be performed in order to obtain actual results on this matter. Specific data regarding performance assessment and companies’ organisation was gathered using MAPFRE’s text books and a small presentation prepared by the companies’ HR department employees. The employees’ ratings by item were also gathered and finally 8 people were interviewed (4 in-charge and 4 staff).Hence, the data was analysed by means of statistical methodologies, specifically through calculating average and standard deviation, factorial analysis, total item if deleted item correlation and through the undertaking of interviews (so that the opinion of the system users regarding its specificities could be perceived). Subsequently, we have developed a perception of the errors that occur within performance assessment, as well as within the standards set, which may be subject to future alterations. Lastly, we found that it may be relevant to present a set of improvement measures, either through the definition of new standards, new assessment methodologies, or even through training assessors and assesses on the subject.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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