Document details

Análise da performance financeira por segmentos para a nova era da indústria de televisão

Author(s): Fonseca, Nuno Miguel Machado da

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/3250

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Televisão; Segmentos; Controlo de gestão; Performance; Avaliação; Television; Segments; Management control; Performance; Evaluation


Description

Numa fase de profunda mudança no sector de televisão, este trabalho pretende apresentar um modelo de avaliação da performance económico-financeira por segmentos, considerando os novos desafios do sector. Num contexto de mudança é fundamental assegurar à gestão a informação necessária para suporte à decisão e um adequado painel de controlo do negócio. Este trabalho pretende apresentar as características próprias e específicas deste sector, introduzir uma visão futura do negócio de televisão, encontrar os seus eixos críticos, definir os segmentos relevantes para a criação de valor e encontrar os indicadores mais adequados à avaliação da performance por segmentos. O papel do controlo de gestão, a adequação da contabilidade de gestão e o tratamento de gastos e rendimentos associados a programas de televisão são também alvo de estudo. Para os temas referidos introduzem-se os principais conceitos teóricos concluindo-se com a apresentação de um modelo. A evolução tecnológica dos sistemas de informação permite cada vez mais e melhores instrumentos de informação para a gestão. No entanto, para cumprir de forma eficaz os seus objectivos, estes sistemas têm de estar alinhados com a estratégia da empresa e com os segmentos relevantes para a criação de valor. O modelo de contabilidade de gestão tem igualmente que ser preparado para fornecer as variáveis necessárias. Este trabalho pode assim constituir um exemplo de estudo prévio à implementação de um sistema de business intelligence (BI) para o sector de televisão.

In a period of profound changes in the broadcasting sector, this paper intends to present a model for assessing economic and financial segmented performance, taking into consideration the new challenges in the business. In a permanently changing environment, it is essential to provide the management with the necessary information to support decisions, and a suitable business control panel. This paper proposes to analyze the specific characteristics of this sector and to introduce a vision for the future of the television business, to find its critical axes, to define the relevant segments for the value creation, and to find the most suitable indicators to evaluate the segmented performance. The role of management control, the adequacy of management accounting and processing of expenses and income related to television programs are also covered in the present study. The main theoretical concepts are explained for these subject matters, and the paper concludes with the presentation of a model. The technological evolution of information systems enables even more and better information tools for the management. However, to effectively meet their objectives, these systems must be in accordance with company’s strategy and the relevant segments for the value creation. The model of management accounting also needs to be prepared in order to provide the necessary variables. This paper may well serve as a preliminary study to implement a business intelligence system (BI) for the television sector.

JEL Classification System: L82 - Industry Studies: Services: Entertainment; Media. M10 - Business Administration: General.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Simões, Ana Maria
Contributor(s) Fonseca, Nuno Miguel Machado da
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents