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A concepção de um sistema de gestão de desempenho numa consultora de comunicação

Author(s): Jerónimo, José Miguel

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/3262

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Gestão; Competências; Avaliação; Desempenho; Competence; Management; Evaluation; Performance; Communication


Description

A instabilidade económica que tem afectado os sectores e mercados nacionais e internacionais veio impulsionar as empresas a procurarem novos modelos de gestão, no sentido de optimizarem os seus recursos e de se tornarem cada vez mais competitivas neste mundo globalizado. No centro deste paradigma está um novo perfil de profissionais, com competências de excelência. Esta crescente orientação das empresas para os resultados tem sido suportada pela reintrodução de modelos de avaliação de desempenho orientados para as pessoas. No sector da comunicação e, em particular, nas consultoras e agências, o desafio de encontrar métricas objectivas de desempenho tem dificultado o processo de avaliação e afastado estas empresas da sua missão. Tomando como referência uma Consultora de Comunicação nacional e toda a sua realidade organizacional, este trabalho apresenta uma proposta de modelo de avaliação de desempenho que contempla a avaliação dos objectivos de negócio e a avaliação das competências técnicas, estratégicas e transversais, através de um conjunto de indicadores-chave.

The economic instability that has affected sectors and national and international markets has encouraged companies to search new business models in order to optimize their resources and become increasingly competitive in this globalized world. At the center of this paradigm is a new profile of professionals with competencies of excellence. This increasing orientation of companies for results, through a board of professionals with strategic skills, has been supported by the reintroduction of evaluating performance-oriented models. In the communications industry, and particularly in consultancies and agencies, the challenge of finding objective performance metrics has hindered the evaluation process and distracts these companies from their mission. Taking a national Communication Consultant and its organizational reality as a reference, this work presents a performance evaluation model, which includes the evaluation of business objectives and technical, strategic and cross competencies through a set of key indicators.

Sistema de classificação JEL: O15 – recursos humanos; D83 – informação e conhecimento

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Nascimento, Generosa
Contributor(s) Jerónimo, José Miguel
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