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Caso pedagógico DELTA Q: estratégia integrada de comunicação

Author(s): Sequeira, Isabel Soromenho

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/3499

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Caso pedagógico; Estratégia de comunicação; Communication strategy; Pedagogical methodology


Description

O presente trabalho é um caso pedagógico empresarial e, como tal, apresenta duas vertentes complementares que são a análise de uma situação empresarial real e a sua ‘resolução’ através de uma metodologia pedagógica. Por um lado, apresenta-se um problema empresarial real (a estratégia de comunicação da marca Delta Q para o ano de 2009) e uma possível solução (com base na informação disponível, por vezes adulterada para efeitos pedagógicos). Paralelamente, a resolução deste ‘problema empresarial’ é apresentada de forma a ser utilizada para fins pedagógicos, potenciando a aprendizagem de metodologias e instrumentos de gestão que orientam a definição de uma Estratégia de Comunicação para qualquer empresa, em qualquer mercado. Os destinatários últimos deste trabalho são alunos do ensino superior de Gestão/ /Marketing /Comunicação ou formandos, quadros de empresas com responsabilidade nas mesmas áreas, de acordo com o âmbito da sua utilização em unidades curriculares de ensino superior, ou em ambiente de formação profissional. No entanto, os seus primeiros destinatários são os professores e os formadores que terão a seu cargo a aplicação, em sala, deste caso pedagógico. É para eles que foi construída a metodologia pedagógica de aplicação do caso, com o objectivo de apoiar a sua preparação. Registe-se que quer a metodologia de resolução proposta, quer as próprias respostas às questões colocadas, são meramente indicativas. Cada professor/formador poderá (ou deverá) adaptar a presente proposta, tornando-a mais eficaz, face aos seus objectivos e à realidade que cada grupo de alunos/formandos lhe apresenta. Importa referir a pertinência do tema - Estratégia de Comunicação - face à crescente profissionalização dos quadros de Gestão/Marketing/Comunicação e à necessidade de domínio de instrumentos e metodologias de gestão da comunicação aplicáveis às grandes mudanças da Comunicação de Marketing a que assistimos nos nossos dias. Este trabalho pretende, ao nível da Gestão Empresarial, ser um contributo válido para a sistematização do processo de elaboração de uma estratégia integrada de comunicação. Para a Pedagogia, pretende-se munir o mercado de um instrumento eficaz de ensino, que permita exercitar a tomada de decisão, de forma consistente e estruturada, na temática proposta.

This work is an educational business case and, as such, presents two complementary approaches that are the analysis of a real business situation and its 'resolution' through a pedagogical methodology. It presents a real business problem (the communication strategy of Delta Q for the year 2009) and a possible solution (based on available information, sometimes adulterated for pedagogical purposes). In parallel, the resolution of this business ‘problem' is presented in order to be used for educational purposes, enhancing the management methodologies and tools that guide the definition of a communication strategy for any company, in any market. The last recipients of this work are students for higher education in Management / Marketing / Communications or trainees, staff executives with responsibility in the same areas, according to the extent of its use in higher education courses, or training environment. However, its first recipients are teachers and trainers who will be responsible for its implementation. The pedagogical methodology of implementation was built for them, in order to support their preparation. Note that both the methodology of the proposed resolution, either the answers to the questions, are merely indicative. Each teacher / trainer may (or should) adapt this proposal, making it more effective against its objectives and the reality that each group of students/trainees presents. The Communication Strategy is a relevant subject because of the increasing professionalism of the executives of Management / Marketing / Communication and their need for mastery of management methodologies, applicable to the recent huge changes at the disciplines of Marketing and Communication. For Business Management, this work aims to be a valuable contribution to the systematization of the process of developing an integrated communications strategy. For Teaching, this paper aims to contribute with an effective teaching tool, which allows students to exercise a consistent and structured process of decision making.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Dionísio, Pedro
Contributor(s) Sequeira, Isabel Soromenho
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