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Experiência de investimento directo Português Estrangeiro (IDPE) Português em Moçambique: o caso Vinicala

Author(s): Paes, Marta Ferreira dos Santos Cansado

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/3771

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Investimento directo estrangeiro; Internacionalização; Competências; Criação de valor; Conhecimento; Foreign direct investment; Internationalization; Capabilities; Value creation; Knowledge


Description

Esta tese e baseada num estudo de caso, e tem como objectivo analisar as etapas de um processo de internacionalizacao de uma empresa criada em Mocambique em 1999, com capital de origem Portuguesa, do sector das industrias alcoolicas: a Vinicala A tese foi concretizada atraves de um estudo qualitativo, suportado pela revisao de literatura. A revisao da literatura focalizou-se no Modelo da Escola de Uppsala e na Teoria das Redes. O estudo infere que o que motiva uma empresa a internacionalizar-se e a procura de mercados em que seja possivel criar valor e adquirir competencias. Os resultados observados sugerem que o investidor tende a escolher um pais de destino que seja familiar. Constatou-se, tambem, que os principais obstaculos encontrados durante o processo de internacionalizacao sao a elevada burocracia, o enquadramento com a legislacao do pais hospedeiro e as fragilidades dos canais de distribuicao locais. A integracao de quadros locais foi fundamental para o sucesso do projecto. Apesar de a estrutura accionista apresentar uma parceria 50%, e do longo periodo . cinco anos - em que foi necessario a injeccao de suprimentos na Vinicala, assiste-se a um bom relacionamento entre os socios da empresa. Finalmente, e relevada a importancia da formacao de parcerias de informacoes entre os investidores e investigadores, nomeadamente atraves da criacao de uma \associacao de apoio a eventuais investidores nos PALOP fS \ como forma de se ganhar competencias e capacidades, e permitindo uma melhor entreajuda entre pares.

This thesis is based on a case study and has as objective the analysis of the different steps in an internationalization process of an enterprise, founded in Mozambique in 1999, with Portuguese capital, in the alcoholic beverage sector: Vinicala. The thesis was built around a qualitative study, supported by a literary review. The literary review was focused on the Uppsala Internationalisation Model and the Network Theories. The study indicates that what motivates a company to internationalize is the search for markets in which it can create value and acquirer competencies. The results observed suggest that the investor tends to choose a destination country that is familiar. It was also found that, the main obstacles, during the internationalization process, are the high level of bureaucracy and the local distribution channels. The integration of local middle management was fundamental for the project fs success. Regardless of the long incubation period, five years, the ownership structure made of a 50% - 50% partnership and the additional capital investment that was required, a good relationship between the two parts is still in order. Finally, the importance of partnerships between researchers and investors is shown. The set-up of a \PALOP. Investment Support Association as a way of gaining competencies and capabilities, allows for a better relation between the countries.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Esperança, José Paulo; Carvalho, Rui Moreira de
Contributor(s) Paes, Marta Ferreira dos Santos Cansado
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