Document details

As câmeras e o turismo em Kolkata: representações em Photovoice

Author(s): Marques, Sandra Cristina Simões

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/3941

Origin: Repositório ISCTE

Subject(s): Turismo internacional; Imagens; Kolkata (Calcutá); Índia; Photovoice; Tecnologias de representação; Narrativas de viagem; Antropologia visual; International tourism; Images; Kolkata (Calcutta); Technologies of representation; Travel narratives; Visual anthropology


Description

O presente estudo antropológico tem como objectivo a abordagem da estreita relação entre os dois fenómenos, Imagens e Turismo. Pretende contribuir para o estudo alargado das práticas de turismo internacional através da análise das técnicas de representação que medeiam este processo. Especificamente, centra-se na documentação e análise das práticas de turismo internacional em Kolkata (Calcutá), no estado de West Bengal, Índia, procurando examinar os modos de desempenho das imagens (visuais e textuais) enquanto mediadores da experiência turística e das relações entre Turista e Anfitrião. É utilizada uma “metodologia de triangulação” em que métodos clássicos associados à observação participante de trabalho de campo prolongado são combinados com técnicas visuais reflexivas, designadamente o photovoice. O estilo de narrativa assegura os mesmos princípios epistemológicos que conduziram a investigação: de partilha de espaço de reflexão e exposição deliberada da representacionalidade de todas as partes envolvidas (e da sua materialização fotográfica e textual), preservando a individualidade das histórias contadas.

This anthropological study seeks to explore the intimate link between two phenomena, Images and Tourism. Its purpose is to contribute to the study of international tourism practices, by exploring the representational techniques which mediate this process. Specifically, it focuses on the documentation and analysis of international tourism practices in Kolkata (Calcutta), in the state of West Bengal, India, by examining the role played by images (visual and textual) as mediators of the touristic experience and of Host/Guest relations. A “triangulation” methodology is applied, based on the combination of classic methods such as participant observation associated with prolonged ethnographic fieldwork, and visual techniques of a reflexive nature, namely photovoice. A narrative style reflects the central epistemological assumptions underlying our research process: the sharing of a mutual space of reflexivity, and the deliberate display of representations originating from all of the parties involved (and their photographic and textual materializations), preserving the individuality of the stories told.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents